Medium 124448300318unnamed
A judoca piauiense Sarah Menezes subiu ao pódio nesta sexta-feira (30/03) no primeiro dia de disputas do Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, conquistou o bronze, sua primeira medalha na temporada 2018 de volta ao peso Ligeiro (48kg). 
"Para mim esse bronze foi de extrema importância, pois estou retornando à categoria Ligeiro neste momento. Então, essa medalha foi maravilhosa. Agora é continuar focada, porque semana que vem já lutarei na Turquia, no Grand Prix de Antalya", projetou Sarah. 
A piauiense, que agora defende as cores do Flamengo (RJ), estreou com vitória por waza-ari sobre a russa Daria Pichkaleva, mas caiu nas quartas-de-final para a sérvia Milica Nikolic nas punições (3-2). Sarah recuperou-se na repescagem, derrotando Amber Gerjes, da Holanda, por waza-ari e foi para a disputa de bronze. Na luta pela medalha, ela pontuou duas vezes de waza-ari (waza-ari-awasete-ippon) e derrotou Kimberley Renicks, da Grã Bretanha, para subir ao pódio do Circuito Mundial.
O brasileiro e atual campeão mundial júnior, Daniel Cargnin, de apenas 20 anos, ficou com a prata. Atleta da Sogipa, Daniel, fez quatro lutas até a final e perdeu apenas para Vazha Margvelashvili, medalhista de bronze no último Mundial Sênior. Apesar de jovem, o brasileiro não se intimidou diante do adversário mais experiente e levou a luta para o golden score depois de um empate em duas punições para cada no tempo normal. Cargnin acabou sofrendo a terceira punição no tempo extra e ficou com a prata, sua primeira medalha em etapas de Grand Prix e seu melhor resultado até agora no Ciruito Sênior. 
"Estou feliz com a medalha e com o aprendizado que estou levando para casa. Semana que vem já tem Turquia para lutar. Eu estou na transição de Júnior para Sênior, então, para mim é importante pegar essa bagagem e fico feliz com essa oportunidade", comemorou o meio-leve após o pódio na Geórgia. 
Outros quatro brasileiros também lutaram nesta sexta, mas não avançaram às disputas por medalhas. Tamires Crude (57kg) terminou em sétimo lugar após perder a repescagem para a italiana Martina Lo Giudice; Kamila Silva (57kg), Michael Marcelino (66kg) e Ítalo Carvalho (60kg) caíram logo na estreia.
PROGRAMAÇÃO
Horários (Brasília)
Preliminares - 3h
Finais - 9h 
Transmissão ao vivo: www.ijf.org
QUINTA-FEIRA (29/03) - Sorteio
SEXTA-FEIRA (30/03)
Sarah Menezes (48kg)
Kamila Silva (57kg)
Tamires Crude (57kg)
Ítalo Carvalho (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Michael Marcelino (66kg)
SÁBADO (31/03)
Alexia Castilhos (63kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Bruna Silva (70kg)
Jeferson Santos Júnior (73kg)
David Lima (73kg)
DOMINGO (01/04)
Rafael Macedo (90kg)
Gustavo Assis (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Jonas Inocêncio (+100kg)
Comissão Técnica
Katherine Campos - Chefe de Delegação
Yuko Fujii - Técnica
Antonio Carlos Pereira - Técnico
Glaucio Paredes - Fisioterapeuta
Marco Mieres - Fisioterapeuta
Fonte: Confederação Brasileira de Judô