Parnaíba em alerta, Rio Igaraçu ameaça transbordar



Moradores de áreas com risco de inundação já se preparam para um possível transbordamento do Rio Igaraçu e Parnaíba.
Porto do Conrado no Bairro Igaraçu, em Parnaíba (Foto: Fernando Souza)
A última grande cheia do Rio Parnaíba ocorreu em 2009 quando tivemos um inverno rigoroso que deixou centenas de pessoas desabrigadas nas cidades ribeirinhas, inclusive na capital Teresina. Este também foi o ano da tragédia do rompimento da Barragem Algodões que matou pelo menos nove pessoas.
Neste inverno de 2018, a todo o momento somos bombardeados por notícias da possibilidade do transbordamento do Rio Parnaíba. Os açudes da região do médio e baixo Parnaíba estão cheios e sangrando e até ameaçando romper como foi o caso da Barragem do Bezerro que já desabrigou cerca de 300 pessoas. Os rios Poty, Longá e Marataoan, afluentes do Parnaíba do lado do Piauí já estão quase em seu nível máximo. Do lado do Maranhão os rios Medonho, Balsas e Buriti também já ameaçam transbordar.
Porto do Conrado no Bairro Igaraçu, em Parnaíba (Foto: Fernando Souza)
Para completar o quadro de calamidade, por motivo de excesso de chuvas na barragem de Boa Esperança, localizada na divisa com o estado do Maranhão a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) poderá abrir as comportas a qualquer momento, vez que a barragem já está quase na sua capacidade total.
Alguns pontos de Parnaíba mais sujeitos a inundação, as águas do Rio Parnaíba e Igaraçu já começam a invadir, é o caso do Porto do Conrado no Bairro Igaraçu onde as águas já causa estragos. 
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured