Vai completar um mês sem funcionamento. Sistema não consegue gerar certificados das aulas e nem marcar provas teóricas ou práticas.
Os representantes de autoescolas de Teresina relataram ao 180 a indignação e muitos prejuízos decorrente das falhas do sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), para implantação do simulador e de câmeras em todas as autoescolas determinada pelo Contran, tornado a Carteira Nacional de Habilitação bem mais cara.
Antônio Pereira, representante de uma das autoescolas da capital, disse ao portal que com essas mudanças, as mais prejudicadas são as autoescolas que precisarão aderir às determinações do Detran, e também os alunos, que não conseguem dar andamento ao processo.
“Com essas mudanças no sistema as autoescolas são as mais prejudicadas, os alunos também têm prejuízos porque eles vêm, mas não conseguem os certificados de conclusão de aulas, não marcam a prova para fazer no Detran porque não tem sistema, e o tempo vai passando”, revelou.
Ele disse ainda que a autoescola não está nem recebendo aluno novo, porque não dá para fazer o cadastro junto ao Detran da 1ª Habililtação.
“A autoescola está parada, a gente não pode nem pegar o dinheiro do cliente porque não dá para dizer que vai fazer a inscrição, porque no dia seguinte ele quer dar sequência, ir ao Detran aí não pode”, diz.
De acordo com Moura, representante de outra autoescola, o problema já dura 25 dias, fora as greves e paralisações que tiveram, só acumula alunos com processos já vencendo, e as autoescolas não podem fazer nada.
“O aluno só consegue assistir as aulas, mas é impossível gerar os certificados de conclusão das aulas práticas e teóricas, não podem agendar prova teórica ou prática junto ao examinador”, disse.
O diretor do Detran-PI, Arão Lobão, garantiu ao Sindicato de Instrutores e Funcionários de Autoescolas que com essa mudança, quem estiver prestes a vencer o processo por conta de mudança de sistema, eles vão restituir, sem que o aluno pague mais nada.
  com informações do Portal 180 graus