A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE PARNAÍBA, que completa hoje, dia 01 de junho de 2018, 20 anos de existência, foi criada pela Lei Municipal nº 1.615, de 23 de dezembro de 1997, com base no § 8.° do Artigo 144 da Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil. Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Parnaíba é regida pela Lei Municipal nº 1.989, de 17 de novembro de 2003, tendo sido atualizada pelas Leis Complementares Nº 023/2013 (de 07/05/2013) e Nº 010/2017 (de 09/11/2017) & Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Subordinada indiretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio da SETRANSAFS (Secretaria Municipal de Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança), a Guarda Civil Municipal de Parnaíba foi criada a partir da necessidade de implantação de um novo ordenamento do Trânsito na cidade de Parnaíba, através da Lei Federal Nº 9.503 (de 23/09/97). Tais decisões legais e administrativas conduziram nossa cidade à condição de pioneira no Estado, ao implantar aPrimeira Guarda Civil Municipal do Estado do Piauí.
Tal como se autodenominam aqueles torcedores apaixonados, eram “um bando de loucos”, mais especificamente 25 guardas loucos para mostrar nosso amor e trabalha à Parnaíba, que após um concorrido Concurso Público e extenso Curso de Formação de 420 horas (Curso de formação realizado em todas as três turmas de ingresso à GCP), com duração de 03 meses, estávamos aptos, no dia 01.06.1998, a mudar, para melhor, a história do município de Parnaíba.


Nada foi fácil, contudo ao longo destes 20 anos, a GCP inovou e participou decisivamente da vida do parnaibano, sobretudo em Eventos de grande público, tais como:
- Carnavais;
- Reveillons;
- Campanhas educativas de trânsito (que foram executadas em nossas escolas, alcançando muitos jovens e adolescentes);
- Grandes eventos religiosos;
- Participação conjunta e direta, com as forças de segurança da Parnaíba no tocante à planejamento, organização e acompanhamento às visitas de chefes de Estado, como ex-presidentes;
- Festividades juninas;
- Desfiles Cívicos;
- Festas Natalinas;
- Carreatas;
- Eventos esportivos (torneios de motocross, Piocerá, Tocha Olímpica);
- Fepeme e shows;
- Blitzs (durante noites inteiras)
A Guarda Municipal de Parnaíba - GCP construiu uma sólida e consistente relação de comprometimento, respeito e carinho, e, em algumas raras oportunidades, até mesmo de ressentimento e ódio (em relação às multas) com a belíssima Parnaíba. É incontestável que muitos hábitos foram instituídos no decorrer destes 20 longos anos de vida, como a obrigatoriedade de capacete, formas padronizadas de estacionamentos para carros e motos, etc.
Sempre serão os primeiros a chegar e os últimos a sair, por ocasião dos grandes eventos, mas estarão sempre presentes, coordenando, ouvindo, comentando e orientando a todos. Passaram por um momento sombrio de nossa existência, haja vista a muralha de dificuldades e incertezas que atormenta a todos nós, todavia, o momento não é para lamentações e sim para agradecermos, principalmente ao nosso pai maior (DEUS).
Atualmente, nosso contingente é composto por 53 guardas municipais de Parnaíba, admitidos por intermédio da realização de três (03) Concursos Públicos: 1ª Turma (1998 - com 20 anos de existência/Pioneiros); 2ª Turma (2003 – com 15 anos de existência - Guardas valorosos que intensivamente e bravamente trabalham, com denodo, no dia a dia); 3ª Turma (2014 – com 04 anos de existência, guardas jovens, recém-ingressos, mas que amadurecem e compreendem o valor que representa pertencer a essa Instituição).

Nossas principais competências são:

I- Defender os bens públicos municipais;

II- Executar serviços de vigilância nos logradouros públicos, fortalecendo e consolidando a segurança urbana;

III- Fiscalizar e dar cumprimento a toda ordenação de trânsito urbano;

IV- Auxiliar os órgãos de defesa civil existentes no Município, em estados de calamidade pública ou situação de emergência;
V- Desenvolver, conjuntamente com os órgãos Municipais, Estaduais e Federais, campanhas de relevante interesse do Município;

VI- Auxiliar os órgãos municipais de educação, prevenção e defesa do Meio Ambiente, entre outras. 

Consoante à essa história, já intimamente relacionada com a bravura do povo parnaibano, como diz a letra de nosso hino:
“Teus filhos bravos
No embate rudo
Fazem do peito
Um brônzeo escudo
E quem da luta
Todo ardor não liba
Ao som do brado:
Salve ó Parnaíba”
Que venham outros tantos 20 anos de Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Patrimônio desta cidade!
PARABÉNS GUARDAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA!