O escritor Daniel C. B. Ciarlini lançará em Parnaíba/PI o livro “Georgina ou os efeitos do Amor e outros escritos inéditos”, um material inédito pertencente à primeira escritora piauiense, Luiza Amélia de Queiroz. A obra estava desaparecida há mais de 100 anos e agora foi resgatada por Daniel Ciarlini e Algemira de Macêdo. O livro é resultado de um trabalho de pesquisa para a conclusão de seu doutorado em literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É uma obra conjunta com a professora Algemira de Macêdo Mendes, coordenadora de mestrado acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí.
O lançamento será promovido pelo professor Wagner José e será dia 16 de junho de 2018, às 19h no colégio Cobrão, próximo à Universidade Federal do Piauí.
Processo de investigação da obra



As pesquisas tiveram início ainda em 2005, com o doutorado-sanduíche, quando a profa. Algemira viajou até Coimbra, em Portugal para investigar documentos sobre autores piauienses
Daniel Castello Branco Ciarlini descobriu que jornais do estado do Amazonas haviam noticiado sobre Luiza Amélia, e através de uma busca detalhada em sebos e bibliotecas amazonenses, adquiriu a obra quando cursava o mestrado em Letras, orientado pela professora Algemira. Ele, atualmente, dá prosseguimento às pesquisas sobre a literatura piauiense no doutorado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Quem foi Luzia Amélia de Queiroz
Luiza Amélia nasceu em Piracuruca(PI) em 1838, e faleceu em Parnaíba em 12 de novembro de 1898. Considerada a primeira poetisa piauiense, Luiza recebeu o título de Princesa da Poesia Romântica do Piauí. É patrona da cadeira 28 da Academia Piauiense de Letras. Publicou vários poemas em jornais e revistas e também escreveu para o Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, publicado em Portugal. Suas obras alimentam um espírito perseverante e audacioso na mulher do século XIX. É autora de duas obras: Flores incultas (1875) e Georgina ou efeitos do amor (1893), obra composta por cinco contos, e deixou inédito o livro Pétalas Dispersas, que não foi encontrado até a presente data.