Mulher é vítima de racismo e intolerância religiosa



A senhora Maria Cosma Pereira da Silva, 52 anos, é umbandista, uma religião de raízes africanas, mas com sincretismo religioso. A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico. Mas dona Maria Cosma sofre racismo e agressões verbais, a ponto de seu marido ter ficado prostrado de tantas agressões e sugestões rudes, que aceleram um derrame em Luís França.
Maria Cosma, umbandista. Foto: Pablo Portugal / Reprodução TV Costa Norte
Ela, que mora no Bairro Tabuleiro desde os 13 anos de idade, quer respeito à liberdade de culto; pois tem sofrido abusos psicológicos constantemente. Disse que é chamada de bruxa, de macaca entre outros insultos. Vivemos em um país que possui uma rica diversidade religiosa por conta dos processos imigratórios e miscigenação cultural, mas são as religiões de origem africana as que mais sofrem discriminação.
Segundo doté Thiago Soares, candomblecista, o Brasil é um país que tem vários delitos resultantes de intolerância religiosa, incluindo crimes hediondos. Ele defende que as religiões têm na base o amor e não compreende a conduta negativa de pessoas que cultuam religiões em que o amor é a proposta.
Doté Thiago Soares, candomblecista.
O catolicismo no Brasil é o que dispõe de mais adeptos. Faz parte de um dos seguimentos do Cristianismo. Segundo Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Diocese de Parnaíba, as religiões devem promover a ligação da criatura com seu criador e que todas as manifestações devem ensinar as pessoas a amarem mais. A condução do homem ao bem deveria ser a proposta de qualquer manifestação religiosa. A melhor religião é o amor. A caridade moral e material são reflexos desse amor em movimento.

Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Diocese de Parnaíba. Foto: Pablo Portugal / Reprodução TV Costa Norte
Por Daniel Santos/PCN
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured