segunda-feira, 30 de julho de 2018

Piauí será o estado que mais receberá radiação solar em agosto



O mês de agosto deve ser de muito calor para os teresinenses. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (30), um estudo que revela que o Piauí é o estado brasileiro que mais receberá radiação solar no mês de agosto. Para esta semana, a temperatura média em Teresina deve chegar aos 35º C, a previsão é de baixa umidade e escassez de chuvas nos próximos dias.
O climatologista Werton Costa explica que, para o mês de agosto é sempre esperado esse aumento na temperatura. “O mês de agosto, todo ano, apresenta uma grande quantidade de insolação, ou seja, energia solar. Esse aumento da temperatura já é uma condição climatológica, essa temperatura só foi acentuada porque nós estamos diante da atuação de uma massa de ar seco, e essa massa está atuando sobre quase todo o território brasileiro”, comenta.
O climatologista alerta ainda para os cuidados que a população deve ter durante os dias em que a radiação e o tempo seco estejam mais fortes. “Esse tipo de radiação é clássica e enseja cuidados com a pele. Quando o ar fica mais seco, principalmente nessa época, é preciso beber mais água e ter um cuidado especial com crianças e idosos. Em relação à pele, com menos nuvens no céu haverá uma maior quantidade de radiação ultravioleta e essa radiação é perigosa para a pele porque pode provocar queimaduras, além de ser cancerígena. Por isso, é preciso abusar do protetor solar principalmente das 10h da manhã até às 16h”, orienta.
Sobre a previsão de chuva para este mês, o climatologista afirma que não há previsão. “Pode acontecer algum tipo de chuva ou de pancada isolada, isso não está descartado. O que não está previsto são chuvas significativas no presente momento para a região centro Norte do estado. Não podemos esperar às vésperas de um B-R-O-Bró qualquer tipo de precipitação, a tendência é de manutenção com tempo firme e poucas nuvens”, pontua.
Fonte: Meio Norte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...