Arte: Secom/MPF
Material foi elaborado para auxiliar profissionais da imprensa que cobrem a disputa eleitoral
A cartilha digital “Por dentro das Eleições 2018”, que contém informações sobre o funcionamento e as atribuições do Ministério Público Eleitoral, já está disponível na página do Ministério Público Federal. Destinado a profissionais da comunicação, o produto, que é uma atualização da versão divulgada nos dois últimos pleitos (2014 e 2016), foi elaborado com o objetivo de auxiliar os comunicadores a compreenderem melhor as especificidades do MP Eleitoral.
Composto por membros do MPF e do Ministério Público dos Estados, o MP Eleitoral atua na fiscalização do processo, zelando pela correta aplicação da lei e pelo equilíbrio de oportunidades entre os candidatos. Nesse
trabalho, a imprensa também desempenha papel fundamental de esclarecimento à população, que é a protagonista do processo democrático.
A cartilha apresenta de forma clara e objetiva a estrutura do MP e da Justiça Eleitoral e as principais leis que regem o processo. A publicação também traz as principais irregularidades cometidas no período eleitoral e como o Ministério Público atua para combater e prevenir os abusos.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República