Equatorial Energia assume diretoria da Cepisa



A Equatorial Energia assume nesta quarta-feira (17/10) a diretoria da Companhia Energética do Piauí. Todos os detalhes da transação serão dados em coletiva que acontece no final da manhã. Enquanto isso, o Sindicato dos Urbanitários realizam protesto, em assembleia permanente, contra a venda da distribuidora de energia. Na coletiva estará presente o novo presidente da Cepisa, Nonato Castro.
Paulo Sampaio, presidente do Sindicato, alega que o processo de venda da Cepisa foi marcado por irregularidades, feito de forma açodada, na pressa da presidência da República em “entregar” a companhia.
A Cepisa foi leiloada pelo valor simbólico de R$ 50 mil em julho, e a Equatorial foi a única a fazer lance. A promessa é que com a capitalização da empresa, o consumidor possa ser beneficiado com redução de até 8,5% na tarifa. Além disso, a empresa pagará ao Tesouro Nacional o valor de R$ 95 milhões em outorga. Além da Cepisa, que passa a controlar, a holding comanda também a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), no Maranhão, e a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), no Pará.
Senado rejeita privatizações
Na sessão de ontem, o Senado Federal rejeitou o projeto de autoria do governo federal, que permitiria a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras.O texto tinha o objetivo de resolver pendências jurídicas para despertar o interesse de investidores pelas empresas, principalmente as instaladas na região Norte.



Ao final da votação nominal, foram 34 senadores contrários à matéria e apenas 18 favoráveis.
Sindicato vê vitória
Para Paulo Sampaio, a decisão do Senado foi um ganho político importante para a venda que vem sendo questionada em diversos processos já levados à Justiça. Os efeitos do resultado desta votação está agora sendo analisados pela assessoria jurídica do Sindicato, que ainda não desistiu de reverter a venda da distribuidora
180 Graus
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured