quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Cepisa promove ações para o reforço da qualidade da energia



De olho na combinação de calor intenso e chuvas irregulares, mas agressivas, com muito raio e ventania, a Cepisa executa ações para reduzir o risco de interrupções no fornecimento de energia, não apenas no período de agosto a dezembro, o chamado B-R-O-BRÓ, como nos meses subsequentes, quando há incidência de chuvas.
Um dos pontos de atenção da companhia é a poda de árvores. Embora uma responsabilidade originária das prefeituras municipais, a Cepisa faz o controle do crescimento desordenado da vegetação quando próxima à rede elétrica. Em 2018, dos 48 mil registros de falta de energia, 20% foram em decorrência do impacto de árvores contra a fiação da Cepisa.
Árvores próximas à rede são sinônimo de prejuízos e acidentes
Atualmente em Teresina equipes da empresa realizam por semana podas em 20 áreas de transformação, sendo que cada uma contempla de dois a cinco quarteirões da cidade. O ritmo deste trabalho deve aumentar agora que a Cepisa está costurando uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM).
Tanto a companhia quanto a SEMAM têm levantamentos sobre as localidades com situações mais urgentes de árvores próximas à rede. Partindo do cruzamento destes dados, a empresa conta com o apoio da administração municipal para melhorar a eficiência das ações de poda: enquanto a distribuidora de energia informa onde e quando vai realizar a poda, a SEMAM cuida de recolher os resíduos e encaminhá-los ao seu destino adequado.
A população deve ficar atenta aos vegetais de grande porte na iminência de queda
A Cepisa tem hoje à disposição seis equipes especializadas neste serviço, embora, da inspeção prévia, passando pela avaliação do grau de criticidade, elaboração do cronograma e até a execução da poda, cada operação como essa chegue a mobilizar mais de 300 profissionais em todo o Piauí. Os podadores eletricistas se utilizam de técnicas diferenciadas para cada tipo de árvore, para cada modalidade de crescimento, tudo seguindo o que foi definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mesmo com todos estes esforços, a colaboração e a conscientização dos cidadãos é fundamental para reduzir os casos de falta de energia em razão de plantas próximas à rede elétrica. “Nós somos os primeiros a querermos uma cidade arborizada, porém quando ocorre um vendaval, são as árvores os primeiros ofensores de qualquer situação: caindo em cima de carros, da rede, elétrica de pessoas. Queremos que as árvores existam, mas dentro de um crescimento ordenado. Por isso há as podas, para que a gente não fique à mercê do risco”, diz Cosme Cezário, diretor de Operações Técnicas e Comerciais da Cepisa.
Equipes de poda da Cepisa trabalham com técnicas estabelecidas nacionalmente
Cezário alerta a população para contatar, imediatamente, a Cepisa sempre que encontrar uma árvore tocando ou prestes a tocar a rede de energia e não relaxar na vigilância das crianças, uma vez que muitas das plantas nestas condições são frutíferas e possa atrair os menores. O diretor também reforça a atenção de todos com as orientações de segurança relativas à fiação elétrica, como não manusear estruturas metálicas nas suas proximidades, não fazer queimadas e não emitir jatos d’água na direção de fios e postes.
Outro ponto de atenção da Cepisa para garantir ao máximo a normalidade do fornecimento do serviço, é a intensificação das manutenções corretivas e preventivas para controlar o aumento do consumo de energia. No período do B-R-O-BRÓ, o crescimento chega a oscilar de 6 a 12%. Por ora, a nova direção da empresa, efetivada no último mês de outubro, reconhece que, diante do quadro encontrado, ainda é possível que problemas de fornecimento ocorram em razão do aumento da carga consumida, mas destaca que a Companhia faz uso da mobilização emergencial de suas equipes técnicas para o restabelecimento dos serviços o quanto antes, até a execução do plano de manutenção e investimentos na expansão e melhoria do sistema.
Fonte: Ascom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...