Rota das Emoções: última aventura da Expedição Brasil é uma corrida de 66 km no Piauí



De Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses, o desafio foi percorrer as areias do Piauí até o Delta do Parnaíba, no famoso roteiro turístico do Nordeste
Expedição Brasi: Rota das Emoções encerra a Expedição Brasil — Foto: Lívia Faria
Depois de uma remada de 120 km pelo Rio Negro, na Floresta Amazônica, exploração de rios e cavernas em Bonito e de uma expedição pelos cânions secretos da Serra da Canastra, o último episódio da Expedição Brasil passou pelos três estados nordestinos da chamada Rota das Emoções, que reúne Jericoacoara, no Ceará, Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O quarto capítulo da Expedição Brasil irá ao ar no próximo domingo, 18 de novembro, no Esporte Espetacular.
Com o objetivo de fazer uma corrida por todo o litoral piauiense, o repórter Clayton Conservani convidou dois guias locais para acompanhá-lo na dura missão de três dias: encarar areia, terrenos acidentados, maré cheia, pernas pesadas e calor de 35°C, de uma ponta a outra do Piauí. A repórter Carol Barcellos não participou desta reportagem porque foi convidada para representar o Brasil, nos Estados Unidos, em um projeto com mulheres do mundo todo que trabalham a autonomia feminina através do esporte.
A equipe, com o repórter Clayton Conservani, num barco durante a aventura na Rota das Emoções — Foto: Lívia Faria
Começando por Jericoacoara, Clayton aproveitou para aprender um novo esporte: o kitesurfe. Jericoacoara e Preá são considerados os melhores picos para velejo do mundo, por terem ventos fortes o ano todo, podendo atingir até 40 nós, o equivalente a 75km/h. Neste dia, a velocidade do vento estava forte, 30 nós, em torno de 55km/h. Mas diante de um convite do tricampeão mundial de kitesurfe, Carlos Mário “Bebê”, em um dos melhores lugares do mundo para a prática, Clayton não recuou.
- Tive que ter muita atenção na pipa, executar exatamente o que o instrutor ensinava e usar o instinto. Não é fácil aprender este esporte – contou Clayton.
Se ele conseguiu sair velejando em apenas um dia de aula, você confere no próximo domingo. Mas foi só um aquecimento. A meta era explorar, dentro da Rota das Emoções, o menor litoral do Brasil, correndo. Mais de 20km por dia de corrida no Piauí – o equivalente a três meia maratonas em dias consecutivos. Junto com os guias Luciano Uchoa e Claudio Rênio, o trajeto do primeiro dia começou no município de Cajueiro da Praia. Próximo à largada, se encontra o maior cajueiro do mundo, o “Cajueiro-Rei”, de 8.800m².
- A gente começa saindo da ponta do Piauí, temos o rio Timonha, que faz a divisa dos estados do Piauí e Ceará, e vamos percorrer esse litoral até chegar ao fantástico rio Parnaíba, o maior rio genuinamente nordestino, 1.500 km de rio. Ele desemboca no oceano formando o grande Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas – explicou o guia Cláudio Rênio.
Depois de 21km, o percurso terminou na praia de Carnaubinha, onde começou o segundo dia – mais 21km em linha reta, com areia fofa, calor, rotina de pescadores e praia vazia até a chegada ao Quebra-Mar, no município de Luis Correa.
O último dia de corrida começou em um barco, cruzando o rio Igaraçu, ao lado dos pescadores, com objetivo de chegar até o fim do litoral do Piauí, no Delta do Parnaíba.
- A previsão vai dar uns 23/24 km, mas correr dentro do Delta, o único delta em mar aberto das Américas, vai compensar – disse Luciano.
Com areia fofa, no Parque Eólico de Parnaíba, onde quase não tem movimento de pessoas, o calor foi intenso na primeira parte até Clayton, Luciano e Cláudio avistarem a Pedra do Sal. Na segunda parte, imprevistos surgiram, a maré cresceu, os corredores tiveram que se movimentar já dentro d’água. Como eles conseguiram concluir a corrida com o avanço do mar? Você assiste neste domingo, a partir das 10h, no Esporte Espetacular.
Por Jeep — Rota das Emoções
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured