TJ-PI inaugura espaço para ressocialização e Núcleo da Uespi



O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou inaugurou nesta sexta-feira (30) o espaço “Ressocializar para Não Prender”. O projeto é mantido através da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, que atua no tratamento de pessoas com problemas com drogas e agora instalou uma unidade no litoral do Piauí.
O responsável pela instituição, pastor José Gouveia, explicou como funciona a parceria. “Aqueles presos por terem cometidos pequenos delitos motivados pelo uso de droga são encaminhados pelo Poder Judiciário para cumprir internação e se recuperar, em vez de serem mandados para a cadeia”, pontuou.
De acordo com o presidente do TJ-PI, desembargador Erevan Lopes, a medida representa um passo importante na ressocialização de inúmeras pessoas. “Também evita-se o encarceramento desnecessário de quem cometeu um delito de menor potencial apenas motivado pelo vício em drogas”, disse.


Este tipo de ação representa uma importante ferramenta no aspecto social e por isso tem recebido apoio e verba da Secretaria de Estado da Assistência Social, a SASC. O deputado estadual José Santana, ex-secretário da pasta, esteve presente e destacou os avanços obtidos com a internação no lugar do cárcere.
A solenidade de inauguração também contou com a participação de representantes das forças policiais, como o comandante da Polícia Militar em Parnaíba, tenente-coronel Pacífico Neto, bem como magistrados, membros do Ministério Público do Estado do Piauí, além de servidores e da sociedade em geral.


Depois do descerramento da placa e do discurso das autoridades, a comitiva seguiu para a outra atividade prevista para o dia. Na ocasião, foi reinaugurado o anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba.
O prédio situado na Avenida São Sebastião será agora mais um equipamento à disposição de alunos e professores da UESPI, sobretudo do curso de Bacharelado em Direito. O ato de inauguração contou com a participação do vice-reitor da universidade, Evandro Alberto, e do diretor do campus, Eyder Rios.
portal costa norte
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured