Deslumbrado e sedento por poder, Dr Hélio já se articula para ser prefeito de Parnaíba. Mal assumiu o 2º mandato na Assembleia Legislativa e falou pouco mais de meia dúzia de palavras na tribuna, e já sonha acordado com o endereço mais desejado de Parnaíba: a Itaúna.
Na verdade, o deputado Hélio (PR) está é bem acordado e agindo sem parar, nos bastidores, para formar um grupo forte de lideranças politicas para realizar seu maior fetiche eleitoral, que é ser prefeito de Parnaíba. O apelido “Hélio Dirceu” que rola nas redes sociais foi dado por adversários em virtude de o político defender arduamente os empregos no hospital público estadual. Para isso, não mede esforços e usa sua influência junto a estruturas de poder para atrair colaboradores. O melhor exemplo disso foi o acordo firmado com o ex-deputado Tererê para reforçar a campanha de Hélio a prefeito em 2020. Tererê deve se filiar ao partido de Hélio e ainda concorrer a uma das 17 vagas de vereador no município.Por Ribamar Aragão
Caladinho e matreiro, Hélio repara sua estratégia para engolir dois fortes adversários locais, o ex-deputado José Hamilton Castelo Branco e o ex-prefeito e secretario estadual de Saúde, Florentino Neto, que também fazem parte da base aliada do Karnak. Hélio sabe que o secretario Florentino Neto é petista e que terá prioridade no apoio do govenador Wellington Dias caso tenha sua candidatura lançada pelo Partido dos Trabalhadores. Petista só vota em outro candidato quando não há ninguém do partido na disputa.
E como convencer W. Dias de que o nome de Florentino Neto não é o mais interessante para a disputa? Muito provavelmente o deputado Hélio use o seguinte discurso: “Govenador, o Florentino Neto saiu muito desgastado com a derrota na última eleição em Parnaíba. E. agora, mais desgaste ainda com o caos com as mortes na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e nos hospitais em cidades no interior do Estado, sem falar de atrasos de salários de servidores. Tudo isso enfraquece o nome dele.” E conclui o dialogo com um “pense bem nisso, meu querido governador!”.
Para neutralizar o apoio do Karnak para o ex-deputado José Hamilton, eleito como suplente do senador Marcelo Castro, e que sempre teve uma boa votação em Parnaíba, Hélio deve usar: “Zé Wellington, tu o colocaste como deputado e ninguém viu nada do que ele fez na Alepi. E virou suplente na cacunda do Marcelo Castro, que por sua vez só foi eleito por causa do Ciro Nogueira. Ou seja, se for por atuação e ter o que mostrar, meu nome é mais indicado para ter seu apoio”, finaliza.
Mas o deputado Hélio sabe que, para colocar as mãos na chave do principal gabinete da Itaúna, não é suficiente apenas derrotar Florentino Neto e José Hamilton, casos eles também sejam candidatos a prefeito. Há quem está na máquina e tem muita experiência em campanhas eleitorais, com vitorias e derrotas. Hélio não é burro. Sabe que uma disputa entre ele, Florentino Neto, José Hamilton e o atual prefeito de Parnaíba, a sua chance de vitória será reduzida, pois o eleitorado com o perfil de votos de oposição será dividido por três. Isso se mais candidatos não colocarem seus nomes na disputa em 2020. Ele precisa analisar muito bem a conjuntura, para que sua ganância por poder a todo custo não acabe se transformando, de forma involuntária, em vantagem eleitoral para quem já está com a máquina nas mãos.