Urbanização da Lagoa do Portinho é mais um equipamento público abandonado pelo estado.
A Lagoa do Portinho foi urbanizada na gestão do então governador Freitas Neto quando foi inaugurado vários bares padronizados que infelizmente quase todos foram soterrados pelo avanço das dunas, estacionamento, iluminação, inclusive com holofotes iluminando a lagoa. De lá para cá já se foram 25 anos que nada mais foi feito pelo governo do estado com vistas a sua manutenção ou mesmo uma revitalização.
Até mesmo a estrada de acesso pela BR 343 foi abandonada, as dunas cobriram parte da estrada e o mato já invadia suas laterais. Para se chegar a lagoa foi necessária fazer uma estrada vicinal para circular as dunas. Recentemente um empresário local em parceria com a prefeitura de Parnaíba fez sua desobstrução e o mato das laterais foi batido também pela prefeitura.
Pela sua beleza natural a Lagoa do Portinho mesmo nos momentos de sua maior agonia quando ficou totalmente seca, nunca deixou de ser visitada. Agora que as chuvas fizeram ela ressurgir, urge a sua revitalização.Jornal da Parnaíba
Novo acesso a Lagoa do Portinho pela Av. Dr. João Silva feito pela prefeitura de Parnaíba
Com o mais recente acesso feito pela prefeitura de Parnaíba pela rua Dr. João Silva, com os os micro-ônibus fazendo este roteiro nos finais de semana a Lagoa do Portinho teve o seu comércio reaquecido, mas precisa ser feita uma requalificação urbana para não virar uma favela com barracas feitas de qualquer forma tirando um pouco da beleza do local.