O Tsunami previsível que devastou o vale do Rio Pirangi atingindo 22 comunidades rurais. Veja imagens atuais!

Na tarde de uma quarta-feira do dia 27 de maio de 2009 uma fenda de aproximadamente 50 metros abriu-se na barragem Algodões I na cidade de Cocal da Estação, no Piauí, divisa com o Ceará, matando 11 pessoas sendo uma delas uma criança de 12 anos que nunca foi encontrada, além de deixar centenas animais mortos e pelo menos milhares de famílias desabrigadas e desalojadas.
Devido as fortes chuvas que atingiram o Nordeste do Brasil naquele ano, o Rio Pirangi recebeu um volume de águas da chuva de 106 mm em apenas 4 horas ocasionando o rompimento da Barragem Algodões I que já vinha sendo alertado por moradores da região que a barragem estava prestes a romper, mas que nada foi feito para evitar a tragédia. A força das águas da inundação atingiu uma área de 50 km² até encontrar o rio Parnaíba. Pelo caminho foi deixando um rastro de destruição, varrendo casas, postes, árvores e chegou a cortar a BR 343 na localidade Serragem onde existe uma ponte.
De acordo com a Defesa Civil do Piauí e conforme dados enviados pela Defesa Civil Nacional, em Cocal, foram 953 desalojados, 2.000 desabrigados, 80 feridos leves, num total de 2.953 famílias afetadas, 120 casas destruídas, 10 mortos e uma criança desaparecida.
Pelo menos vinte comunidades da zona rural de Cocal foram afetadas: Alvidões, Franco, Cruzinha, Figueira, Boiba, Angico Branco, Tabuleiro, Dom Bosco, Segundo Campo, Cansação, Gado Bravo, Capiberibe, Jenipabinho, Frecheiras de São Pedro, Sítio Frecheira, Olho D’Água, Gangorra, Boa Vista dos Ibóreus, Pinguim e Câmara.
Por cleidiomar sousa  |litoral noticias   | Vídeo PHB Drones