10 anos da tragédia da Barragem Algodões I; Veja imagens atuais!

O Tsunami previsível que devastou o vale do Rio Pirangi atingindo 22 comunidades rurais. Veja imagens atuais!

Na tarde de uma quarta-feira do dia 27 de maio de 2009 uma fenda de aproximadamente 50 metros abriu-se na barragem Algodões I na cidade de Cocal da Estação, no Piauí, divisa com o Ceará, matando 11 pessoas sendo uma delas uma criança de 12 anos que nunca foi encontrada, além de deixar centenas animais mortos e pelo menos milhares de famílias desabrigadas e desalojadas.
Devido as fortes chuvas que atingiram o Nordeste do Brasil naquele ano, o Rio Pirangi recebeu um volume de águas da chuva de 106 mm em apenas 4 horas ocasionando o rompimento da Barragem Algodões I que já vinha sendo alertado por moradores da região que a barragem estava prestes a romper, mas que nada foi feito para evitar a tragédia. A força das águas da inundação atingiu uma área de 50 km² até encontrar o rio Parnaíba. Pelo caminho foi deixando um rastro de destruição, varrendo casas, postes, árvores e chegou a cortar a BR 343 na localidade Serragem onde existe uma ponte.
De acordo com a Defesa Civil do Piauí e conforme dados enviados pela Defesa Civil Nacional, em Cocal, foram 953 desalojados, 2.000 desabrigados, 80 feridos leves, num total de 2.953 famílias afetadas, 120 casas destruídas, 10 mortos e uma criança desaparecida.
Pelo menos vinte comunidades da zona rural de Cocal foram afetadas: Alvidões, Franco, Cruzinha, Figueira, Boiba, Angico Branco, Tabuleiro, Dom Bosco, Segundo Campo, Cansação, Gado Bravo, Capiberibe, Jenipabinho, Frecheiras de São Pedro, Sítio Frecheira, Olho D’Água, Gangorra, Boa Vista dos Ibóreus, Pinguim e Câmara.
Por cleidiomar sousa  |litoral noticias   | Vídeo PHB Drones
Share on Google Plus

About ShirouDouglas

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured