Após denúncias na imprensa de atrasos de salários e demais irregularidades no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), o Ministério Público do Piauí, por meio do promotor Cristiano Peixoto, do assessor de promotoria Ronald Brasil e da promotora da 9ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, Socorro Cunha, fizeram uma inspeção nas dependências do Heda na manhã desta quinta-feira (23).
Os promotores fizeram uma longa reunião com a diretora do hospital, Adrízia Fontenele e logo depois a comitiva visitou todas as alas, como UTIs, enfermarias, farmácia, almoxarifado, obstetrícia, laboratório, copa e etc.
“Vimos os equipamentos e, inclusive, o Tomógrafo está funcionando. Tinha até um médico fazendo exame no momento da visita. Entregamos a recomendação e colhemos mais algumas informações. Requisitamos que a diretora Adrízia nos passe uma situação completa e detalhada das condições e necessidades do hospital que atende 33 municípios, inclusive do Estado do Maranhão. A priori, existem algumas medidas que precisam melhorar, como atualização do repasse, que está atrasado e aumento do número de leitos. Mas no geral, tivemos uma boa impressão. Houve uma impressão de melhorias de 2017 para cá, com camas novas, equipamentos de exame funcionando, poucos pacientes nos corredores, ar-condicionados dos leitos funcionando, médicos e enfermeiros presentes e farmácia abastecida”, disse o promotor.
Ele relatou ainda o parecer da diretora ao dizer que cerca 80% dos atendimentos do hospital são de pacientes de baixa complexidade, que deveriam ir para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seus respectivos municípios. O Ministério Público buscará informações junto as Prefeituras sobre os motivos de os pacientes não estarem buscando as UBSs.
O Ministério Público deu o prazo de dez dias para que a diretoria do Heda apresente o parecer das recomendações requeridas durante a inspeção.