Uma paralisação nacional como manifesto por mais educação de qualidade foi realizada na Universidade Federal do Delta na manhã desta quarta-feira (15/05), tendo como principal foco a expressão do descontentamento quanto ao corte de 30% nas verbas destinadas a Educação que foi anunciada pelo governo federal.
O presidente Jair Bolsonaro decidiu ontem (14/05) pela suspensão do bloqueio nas verbas das universidades e instituições federais diante da reação negativa no Brasil por sua decisão. O corte traria reflexos profundos na manutenção das instituições. Segundo Johnson Nogueira, coordenador regional da ADUFPI em Parnaíba, isso significa cortes no transporte, alimentação, pesquisas, manutenção das instituições.
Principalmente os estudantes se sentiram prejudicados, se houvesse de fato o corte porque com isso, ações de extensão e manutenção encerrariam. Segundo Lara Monteiro, acadêmica de Pedagogia, isso significa menos qualificação para os futuros profissionais do país.
Em seguida, mediante protestos dos envolvidos na educação, entre professores, estudantes e profissionais técnicos, saíram pelas avenidas principais manifestando a intenção comprovada de descaso com a educação técnica e superior.
Por Daniel Santos/PCN