Ação visa monitorar, gerir e conservar linha de praia do estado do Piauí. O órgão realizará o estudo conforme solicitação do Serviço do Patrimônio da União (SPU).
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) faz o levantamento aerofotogramétrico do litoral piauiense.
De acordo com a Semar, a ação é voltada para a reavaliação do traçado da linha de praia do estado, por meio do levantamento aerofotogramétrico, técnica utilizada em mapeamento por apresentar dados precisos e de baixo custo.
Devido à pequena extensão do litoral piauiense, o mapeamento está sendo feito com veículos aéreos não tripulados (Vants) nos trechos de praia dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Os dados coletados devem subsidiar a atualização do traçado da linha de praia que serão avaliados por um comitê do qual Semar e SPU fazem parte, dentre outros integrantes.
A coordenadora estadual do Gerenciamento Costeiro no Piauí, Tânia Nolêto, arma que a ação é fundamental para a proteção do litoral do estado. “Por meio do levantamento, será possível fazer um planejamento de uso e ocupação do solo, tendo em vista que as praias são bens públicos de uso comum da população. Além da reavaliação do traçado da linha de praia, as imagens e dados coletados servirão de base para atividades de planejamento, vistorias e scalização voltadas ao gerenciamento costeiro”, ressalta Tânia
Por Moura Alves