Já imaginou apreciar as belezas naturais do litoral piauiense a bordo de uma locomotiva, aos moldes dos chamados “tempos de ouro do Brasil Império”? Imaginou? Agora realize! Tal experiência até então impensada está prestes a se tornar realidade para os parnaibanos e demais piauienses e turistas que vierem pelas bandas do litoral.

O visionário presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, contou com exclusividade para nossa redação que já adquiriu a locomotiva (trem) para fazer o percurso de Parnaíba a Luís Correia indo até Piripiri. O trem já se encontra na Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP), onde está sendo pintado e passando por uma revisão geral.
Veja a locomotiva nos vídeos abaixo:




No Brasil, esse tipo de viagem nada convencional existe desde 1907, ligando diariamente as regiões metropolitanas de Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) por meio da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O trajeto todo dura 13 horas e tem 905 quilômetros, de onde se avistam belas paisagens e locais de importância histórica. Há 30 pontos de embarque e desembarque entre os 42 municípios atendidos pelo trem. No Piauí ainda não foi informado o tempo que será gasto na viagem, nem os valores das passagens. No entanto, os preços dos bilhetes de trem costumam ser bem mais baratos que os passeios convencionais, além do fato de o transporte ferroviário poluir menos.
Por Luzia Paula