Este ano não há horário de verão, então os portões vão abrir ao meio-dia e fechar às 13h pelo horário de Brasília
Por Alinny Maria 
Portões abertos nos locais de provas do EnemFoto: Reprodução/Arquivo
Mais de 100 mil estudantes irão fazer as provas na segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Piauí neste domingo (10). Os portões irão fechar às 13h e a aplicação das provas será às 13h30. Os candidatos só poderão deixar o local das provas às 15h30 e somente depois das 18h que podem levar o caderno de questões para casa. Ao todo, são cinco horas de duração de provas, que terão 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de matemática.
No domingo passado (03), o Piauí foi o estado com a maior taxa de presença no Enem em todo o país. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 99.100 mil pessoas compareceram aos locais de provas do Enem no Piauí e 23.238 faltaram.
FIQUE ATENTO
É obrigatório levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente
- Cartão de confirmação de inscrição
- Documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista etc.)
É proibido levar:
- Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares
- Relógios
- Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.)
- Livros, manuais ou anotações
ACOLHIMENTO
A Secretaria de Estado da Educação vai realizar mais uma ação de acolhimento aos estudantes que irão fazer a segunda prova do Enem neste domingo (10). Professores, gestores de escolas, técnicos e diversos outros educadores ligados à rede participarão da ação, que conta com a distribuição de mimos e palavras de incentivo para os vestibulandos.
"O nosso objetivo, montando esses espaços em locais estratégicos, é estar perto dos nossos estudantes, é fazer com que se sintam acolhidos, dar força, confiança e ânimo. Em todos esses espaços nós mobilizamos equipes de educadores, pois acreditamos que essa hora da reta final é a mais importante e não queremos estar longe", detalhou o secretário de Educação, Ellen Gera.
PASSE LIVRE
A Seduc entregou mais de cinco mil cartões Passe Livre Enem aos alunos da rede pública estadual em Teresina. No interior do Estado, uma parceria com as prefeituras garante o deslocamento dos candidatos. Foram beneficiados com a entrega dos cartões 5.763 estudantes. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio receberam os passes, com quatro passagens cada, garantindo o translado do estudante por meio do transporte público entre sua casa e o local de aplicação de prova.
FROTA DE ÔNIBUS EM TERESINA
Teresina a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) aumentou em 19% a frota de ônibus para atender a demanda de candidatos que farão a segunda prova do Enem.