Desde o ano passado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomercio-PI), através de um esforço do presidente da entidade, Valdeci Cavalcante, tem articulado a reativação de parte da antiga Estrada de Ferro Central do Piauí – EFCP. Nesta quarta-feira (25) o projeto alcançou um novo e importante passo.
Isto porque chegaram a Parnaíba, vindas do Rio de Janeiro, a locomotiva e vagões da composição ferroviária. As peças se unirão a outros componentes que já se encontram na cidade desde o último mês de setembro. Os trabalhos de reativação incluem também os reparos feitos na linha férrea e a revitalização da estação ferroviária.
Matéria relacionada


Por conta da crise provocada pela pandemia do coronavírus, a Fecomercio informou o cancelamento da solenidade que estava prevista para marcar a chegada da composição. Através de nota, a Federação destacou que “a composição ferroviária se constituirá em mais uma atração turística da grande Parnaíba e todo o litoral do Piauí”.


A princípio, a locomotiva deve operar com passeios turísticos entre Parnaíba e Luís Correia, ainda sem data prevista para início das atividades. Em entrevista a TV Costa Norte em 2019, Valdeci Cavalcante afirmou que a expectativa é que a linha férrea seja reativada em distâncias ainda maiores, podendo chegar a Piripiri ou mesmo até Teresina.