: novidades

6/recent/ticker-posts

“Alto índice de transmissibilidade em Parnaíba pede isolamento redobrado”

O município de Parnaíba está incluso em uma série de pesquisas sobre a Covid-19 no Estado do Piauí. O Instituto Amostragem é quem está realizando as pesquisas para a Secretaria de Estado da Saúde. O município de Parnaíba está incluso em todas as pesquisas. Segundo o estatístico e especialistas em epidemiologia Batista Teles, nas últimas três pesquisas foi registrado um aumento significativo nas taxas de infecção.
A primeira pesquisa aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio e foi registrado que 1% da população encontrava-se infectada. Para uma população de 153 mil habitantes, isso significa que 1.535 pessoas estavam infectadas. Já na pesquisa seguinte ocorrida entre 31 de maio e 02 de junho, a taxa subiu para 3,75%; isso corresponde a 5.740 pessoas com a carga viral. Logo, houve ampliação de pouco mais de duas vezes de aumento entre uma pesquisa para outra.
Houve a terceira pesquisa que constatou agravamento dos casos de infecção no município. Conforme dados coletados entre 10 e 13 de junho, a taxa aumentou para 12%, o que equivale a aproximadamente 18.569 pessoas infectadas. “Isso é um recorde no Estado do Piauí e uma das maiores do Brasil, é uma situação preocupante para autoridades porque não tem nenhum sistema de saúde capaz de absorver”, destacou Batista Teles.
Ainda segundo o estatístico, conforme estudos, 5% destas pessoas podem ter o quadro agravado, sendo necessário atendimento hospitalar e Parnaíba não tem condições de absorver a demanda. Quanto ao índice de transmissibilidade, no dia 23 de maio estava com 1,45; já no dia 02 de junho chegou a 2,38; quanto ao dia 12 de junho chegou a 2,04. Isso significa que uma pessoa está transmitindo a doença para duas outras em Parnaíba. “Então é uma situação muito grave em que as pessoas têm que voltar a um isolamento intenso na cidade”, alertou Batista Teles.
 TV costa norte
 

Postar um comentário

0 Comentários

Featured

Comments