Somente em Parnaíba, onde há 600 internos, 50 presos testaram positivo para o novo coronavírus
Presos da Casa de Custódia de Teresina farão testes para Covid-19Foto: Reprodução
Há quatro dias o Piauihoje.com publicou notícia informando que o novo coronavírus já é uma realidade dentro do sistema prisional do Estado e que haviam 32 presos contaminados, sendo 26 na Penitenciária Mista de Parnaíba e quatro na Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis, em Altos. 
Esse número triplicou em quatro dias e agora são 91 apenados infectados espalhados por quatro unidades prisionais no Piauí. As informações foram repassadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e confirmadas pela Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) nesta quinta-feira (18).
Segundo a SEJUS, há 50 reeducandos com Sars-CoV-2 na Penitenciária Mista de Parnaíba, há 32 diagnosticados na CDP de Altos, oito contaminados na Penitenciária Irmão Guido e ainda um no extremo Sul do Piauí, na Cadeia Provisória de São Raimundo Nonato.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
No último dia 3 de maio, o governador Wellington Dias declarou situação de emergência na Cadeia Pública de Altos (CPA) após o surgimento de uma infecção, cuja origem ainda não foi revelada oficialmente, que atingiu 48 apenados, dos quais mais de 30 chegaram a ser hospitalizados em Teresina e seis morreram.
VISITAS PROIBIDAS
Desde o início da pandemia, a Sejus proibiu a visita de familiares aos presídios na tentativa de impedir a contaminação da população carcerária, porém a iniciativa falhou. Os familiares também estão impedidos até 22 de junho de levar roupas, alimentos e produtos de higiene aos internos.