Fiscalização no litoral identifica invasões em terras da união. Durante a operação, terras que foram demarcadas de forma ilegal na área de preservação tiveram suas cercas retiradas.

Durante a operação, terras demarcadas de forma ilegal tiveram suas cercas retiradas no Litoral do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

A Superintendência da União e a Polícia Federal realizaram, na manhã desta quarta-feira (26), uma fiscalização em áreas de proteção ambiental que estariam sendo invadidas no município de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Durante a operação, terras que foram demarcadas de forma ilegal na área de preservação tiveram suas cercas retiradas.

De acordo com a Superintendência da União, pescadores que trabalham na área foram orientados sobre os limites legais da região, esclarecendo que alguns pontos de preservação permanente no litoral são fiscalizados para que não cresça de forma desordenada.

Terras da União foram demarcadas ilegalmente no Litoral do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube
"Estamos atendendo denúncias dos próprios moradores. A operação busca a integridade física dos imóvel e a preservação ambiental. Não viemos fazer demolição, viemos apenas para manter a integridade do imóvel e do ambiente", explicou o superintendente da União, Marcelo Mora.

Atualmente, toda espécie de construção em locais de preservação ambiental precisam do Termo de Autorização Sustentável (Taus). Em caso de não autorização, o imóvel é considerado como invasão da área de preservação das terras da União.

A Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) do Piauí estiveram presentes no local durante a operação.

Fonte: PITV