O Farol da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba foi inaugurado em 4 de março de 1873, é o primeiro farol do Piauí, integrante de um plano de melhoria da iluminação costeira.

Farol da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)
Rio de Piaus (espécie de peixe). A tradução do termo indígena "Piauí" refere-se ao antigo Rio Grande dos Tapuias, rebatizado de Parnaíba pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. 

Na ilha Grande de Santa Isabel, uma das várias do Delta do Parnaíba, está a praia de Pedra do Sal. Sobre um conjunto de rochedos que acumulam o sal trazido pelas ondas, foi inaugurado em 4 de março de 1873 o primeiro farol do Piauí, integrante de um plano de melhoria da iluminação costeira.

Leia também:
Lindo por do sol no farol da Pedra do Sal na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba no litoral piauiense (Foto: Chico Rasta)
Sua torre de ferro octogonal branca de 12,5m foi equipada com um aparelho dióptrico de luz fixa de 4ª ordem. A montagem ficou á cargo do engenheiro Newton César Burlamarqui. O farol fazia parte de um lote encomendado na Europa pelo engenheiro Zózimo Barroso (ver farol Itapuã). Seu alcance luminoso era de 10 milhas.
Farol da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)
A construção de um farol automático AGA na ponta das Canárias (à apenas 6 milhas de distância) fez com que em 1919 Pedra do Sal fosse desativado. Sua lanterna foi desmontada e o terreno, ocupado também por 2 casas, vendido.
Em 1923, atendendo à reivindicação dos pescadores da região, foi reaceso com uma lanterna AGA à acetileno instalada no alto da antiga torre, que, cinco anos depois, teria suas chapas de ferro substituídas por paredes de alvenaria. O farol Ponta da Canárias foi desligado.
Farol da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)
Em 21 de junho de 1973, foi inaugurado um novo farol na ponta das Canárias, e o alcance de Pedra do Sal foi diminuído pela metade (5 milhas), mas restabelecido pouco antes de sua eletrificação em 1987.

Jornal da Parnaíba