Nota de esclarecimento do Portal Litoral Notícias
Em relação a nota do “Representante Legal do Quadro II da Chapa 3 Muda Coren das Eleições 2020”, a direção do Portal Litoral Notícias esclarece que a matéria “Funcionários do Heda são pressionados a votarem e fazerem campanha para o Dr. Hélio”, não é de autoria deste portal. A matéria acima citada foi apenas compartilhada neste veículo de comunicação, sendo que a reportagem é de autoria de outro blog.
Prestados os devidos esclarecimentos, segue abaixo a Nota enviada À nossa redação pelo Coren:
Nota: O Representante Legal do Quadro II da CHAPA 3 MUDA COREN das Eleições 2020 do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – COREN-PI, vem à PUBLICO expressar seu repúdio pela fake News disseminada pelo PORTAL LITORAL NOTICIAS que veiculou matéria noticiando que os funcionários do HEDA estariam sendo pressionados a votarem e fazerem campanha para o Doutor Hélio, depois de uma reunião com a Ex-Diretora do nosocômio, Enf. ADRIZIA FONTINELE CARVALHO DA SILVA na companhia da candidata do Quadro II da CHAPA 3, KELSA PEREIRA DE CARVALHO. No texto, há clara condução do leitor ao entendimento que a Ex Diretora juntamente com a candidata da Chapa 3 estariam pressionando os profissionais de enfermagem a votarem no Dr. Hélio, candidato à Prefeitura de Parnaiba-PI.
Infelizmente, em que pese o art.14 do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros destacar que o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas, não fomos convidados a nos manifestarmos, o que apenas fazemos agora: A CHAPA 3 MUDA COREN não pertence a qualquer partido político, tampouco em suas visitas faz conotação, por mínima que seja, as ideologias político-partidárias, seja local, estadual ou nacional. A referida chapa se apresenta aos profissionais de enfermagem como uma esperança, um recomeço, pois construiremos um NOVO COREN-PI, mais transparente e aberto à participação dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí.
Naquela oportunidade, apresentamos os integrantes da chapa, nossos compromissos de campanha e agradecemos pelo apoio em massa dos profissionais do HEDA que, inclusive, acenaram o três com os dedos da mão ao tirarem a foto, o que comprova nossas alegações. Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos que o nosso compromisso é com a valorização do profissional de enfermagem, com a defesa da imagem da profissão, na luta pelo piso salarial, pelas 30 horas semanais, pela aposentadoria especial, na reestruturação do sistema de fiscalização do COREN-PI para uma atuação preventiva e propositiva, dentre tantas outras pautas em benefício do profissional.
É nosso dever enquanto agentes públicos e cidadãos, defender a verdade e mantermos vigília permanente contra a proliferação de fake news, que é um fator que gera reflexos diretos no processo eleitoral em face da divulgação e compartilhamento de questões falsas e inexatas com o intuito de obtenção de vantagens. Assim, na salvaguarda da democracia profissional, a conscientização de eleitores é primordial para garantia de um processo eleitoral imparcial e razoável, a fim de que sejam respeitados os pilares da democracia.
Atenciosamente,

CHAPA 3 MUDA COREN Mudar para valorizar                                                                                          Segue a  NOTA


O Representante Legal do Quadro II da CHAPA 3 MUDA COREN das Eleições 2020 do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – COREN-PI, vem à PUBLICO expressar seu repúdio pela fake News disseminada pelo PORTAL LITORAL NOTICIAS que veiculou matéria noticiando que os funcionários do HEDA estariam sendo pressionados a votarem e fazerem campanha para o Doutor Hélio, depois de uma reunião com a Ex-Diretora do nosocômio, Enf. ADRIZIA FONTINELE CARVALHO DA SILVA na companhia da candidata do Quadro II da CHAPA 3, KELSA PEREIRA DE CARVALHO.



No texto, há clara condução do leitor ao entendimento que a Ex Diretora juntamente com a candidata da Chapa 3 estariam pressionando os profissionais de enfermagem a votarem no Dr. Hélio, candidato à Prefeitura de Parnaiba-PI.


Infelizmente, em que pese o art.14 do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros destacar que o jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas, não fomos convidados a nos manifestarmos, o que apenas fazemos agora: A CHAPA 3 MUDA COREN não pertence a qualquer partido político, tampouco em suas visitas faz conotação, por mínima que seja, as ideologias político-partidárias, seja local, estadual ou nacional. A referida chapa se apresenta aos profissionais de enfermagem como uma esperança, um recomeço, pois construiremos um NOVO COREN-PI, mais transparente e aberto à participação dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí. Naquela oportunidade, apresentamos os integrantes da chapa, nossos compromissos de campanha e agradecemos pelo apoio em massa dos profissionais do HEDA que, inclusive, acenaram o três com os dedos da mão ao tirarem a foto, o que comprova nossas alegações.


Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos que o nosso compromisso é com a valorização do profissional de enfermagem, com a defesa da imagem da profissão, na luta pelo piso salarial, pelas 30 horas semanais, pela aposentadoria especial, na reestruturação do sistema de fiscalização do COREN-PI para uma atuação preventiva e propositiva, dentre tantas outras pautas em benefício do profissional. É nosso dever enquanto agentes públicos e cidadãos, defender a verdade e mantermos vigília permanente contra a proliferação de fake news, que é um fator que gera reflexos diretos no processo eleitoral em face da divulgação e compartilhamento de questões falsas e inexatas com o intuito de obtenção de vantagens. Assim, na salvaguarda da democracia profissional, a conscientização de eleitores é primordial para garantia de um processo eleitoral imparcial e razoável, a fim de que sejam respeitados os pilares da democracia.



 Atenciosamente,

CHAPA 3 MUDA COREN Mudar para valorizar.