O Corpo de Bombeiros informou que algumas famílias ficaram em um ginásio cedido pelo município e outras foram para casas de parentes.

Famílias são retiradas de casas alagadas em Parnaíba, Litoral do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Mais de 30 famílias tiveram que deixar suas casas devido às fortes chuvas ocorridas nessa terça (3) e quarta-feira (4) em Parnaíba, no Litoral do Piauí, segundo o Corpo de Bombeiros. Em um dos casos, moradores de um barraco ficaram desabrigados após o teto desabar.

Ao G1, o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, informou que as pessoas afetadas pelas chuvas foram atendidas pelo serviço de assistência social municipal.

“Elas foram retiradas e entregues ao serviço social do município. Algumas delas foram para um ginásio e outras para casas de parentes. Algumas famílias já devem ter voltado para suas casas”, disse.

Casas ficam alagadas em Parnaíba, Litoral do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Chuvas no B-R-O-Bró
Segundo o climatologista Werton Costa, as fortes chuvas registradas no início desta semana em boa parte do Piauí foram provocadas pela chegada das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema episódico de grande impacto que transporta quantidades enormes de água do oceano para o continente.

“As ZCAS adentraram pelo sul da Bahia e se projetaram até o norte amazônico, passando pelo sertão piauiense e o sul do Maranhão. Ao passar por estas faixas, ela provocou a formação de nuvens de temporal, que foi o que gerou essas chuvas. A maior parte dos municípios pelas ZCAS no Piauí, já atingiram suas médias de chuva para novembro”, explicou.

Foto: André do PHB Drones
Mas, conforme a previsão do tempo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), as chuvas no Piauí devem começar a recuar para o sudoeste do estado a partir de domingo (8). Durante o final de semana, o tempo deve continuar nublado com possibilidade de chuva forte em algumas áreas. 

Por Laura Moura, G1 PI