Vídeos do YouTube e músicas do YouTube Music não carregam ou demoram para tocar; Google Play do Android também caiu.

YouTubeYouTube Music e YouTube TV ficaram fora do ar nesta noite de quarta-feira (11). Os vídeos e músicas não estavam carregando ou demoravam para tocar; o serviço caiu e não funcionava no desktop nem no app do celular. Alguns usuários também relataram problemas em outros serviços do Google, especialmente ao atualizar apps de Android na Play Store. A falha está sendo resolvida.

YouTube e Google em celular da Samsung (Imagem: Irfan Ahmad/Pixabay)









YouTube e Google em celular da Samsung (Imagem: Irfan Ahmad/Pixabay)

Google e YouTube fora do ar

“Se você está tendo problemas para ver vídeos no YouTube agora, você não está sozinho”, disse a conta oficial do Twitter às 22h06 (horário de Brasília). “Nosso time já está trabalhando para resolver a situação. Traremos atualizações por aqui.”

Ao tentar acessar um vídeo do YouTube no desktop, você pode se deparar com esta mensagem: “Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde. (ID de reprodução: [código])”. No celular, o indicador de carregamento fica girando mas não sai da tela preta; o mesmo acontece ao tentar transmitir para a TV via Chromecast. Também pode surgir o aviso “Ocorreu um problema com o servidor”.

Fora do ar! (Imagem: Reprodução/YouTube)









Fora do ar! (Imagem: Reprodução/YouTube)

Os relatos no DownDetector se concentram principalmente nos EUA e Europa, mas o Brasil e outros países também foram afetados; trata-se de um problema global. O streaming de música YouTube Music e o serviço de canais lineares YouTube TV (disponível nos EUA) apresentaram problemas.

Além disso, a Play Store foi afetada: ao tentar instalar updates de aplicativos do Android, pode surgir o erro “não foi possível atualizar, tente novamente”. Usuários afirmam não conseguir fazer download, que fica sempre em pendente na loja de apps do Android. Há quem consiga baixar aplicativos, porém a velocidade é muito baixa e o processo dá erro.

Erro ao atualizar apps (Imagem: Reprodução/Google Play)

Erro ao atualizar apps (Imagem: Reprodução/Google Play)

Há casos em que não é possível carregar o Gmail no desktop, mas o site está funcionando normalmente em nossos testes. O Painel de status do G Suite, que inclui o status do Gmail, diz que o serviço está operando sem problemas.

Vale notar que alguns usuários estão se queixando da Vivo e Claro (NET) por acharem que se trata de uma falha na conexão à internet, o que não parece ser o caso.

Fonte: Tecnoblog