O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor Ari Martins Alves Filho, encaminhou ao juiz de Direito da Comarca de Barro Duro, uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência antecipada, solicitando o cancelamento de festas, shows e eventos similares voltados ao público, bem como qualquer outro evento que ocasione aglomeração de pessoas, em seis municípios da microrregião do Médio Parnaíba, pelo prazo de 120 dias, ou enquanto perdurar a situação da pandemia do novo coronavírus.

O pedido feito neste sábado (12), vale para os municípios de Barro Duro, Passagem Franca do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Félix do Piauí, Prata do Piauí e Santa Cruz dos Milagres. A solicitação leva em consideração o risco iminente do contágio e disseminação da covid-19.

No pedido, o promotor pede também que seja estipulada multa em caso de descumprimento da ordem, em valor não inferior a R$ 200.000,00, para cada caso.

O representante do Ministério Público utilizou como ponto de partida um evento marcado para acontecer no próximo dia 22 de dezembro, na casa de shows Longazão, na cidade de Barro Duro.

No documento, ele destaca que o evento coloca em desrespeito o atual contexto de pandemia que se vive, implicando em perigo concreto de aglomeração de pessoas, com potencial para descumprir as normas vigentes de combate à referida pandemia, expondo os riscos à saúde e a vida de cidadãos e demais envolvidos. E que o evento vem sendo divulgado sem qualquer apresentação de cuidados sanitários ou de restrição de número de pessoas.

O documento menciona ainda, outros eventos marcados para acontecer