A prática já é recorrente e alguns já teriam até atingido barracas. Polícia diz que nenhuma denúncia foi registrada
População teme proximidade com praticantes do KitsurfFoto: Reprodução
Vários banhistas e principalmente pessoas que trabalham nos restaurantes próximos as praias tem se deparado com a falta de respeito por praticantes do kitesurf, esporte muito praticado no litoral do Piauí. De acordo com a população, muitos não estão respeitando o espaço dos banhistas e realizando as atividades em áreas próximas.
Segundo Josy Maria, que tem uma barraca em Luís Correia, a prática já é recorrente. “Temos uma barraca na praia e vemos que as pessoas que praticam kitesurf não respeitam os banhistas, as pessoas que vem de fora respeitam, acontece mais com que é daqui da região mesmo, só querem andar onde tem pessoas banhando”, disse.
De acordo com o Ten. Mesquita Júnior da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), até o momento nenhuma denúncia foi formalizada sobre o caso e nenhum acidente foi registrado.
“Não chegou nenhum caso ao nosso conhecimento, mas precisamos ter alguma regulamentação quanto a essas atividades, que possam delimitar a distância mínima”, disse.
Segundo o Subcomandante, Capitão Deusmar Santos de Moraes da Capitania dos Portos, esse tipo de atividade é de responsabilidade da prefeitura de cada município .
“Temos conhecimento sobre essa prática, porém a prefeitura que é responsável por essa parte de esporte, faz o controle quando é navegação. Quando acontece alguma ocorrência que vemos, nós abordamos e orientamos as pessoas”, pontua.
Ainda de acordo com Josy, a população já foi atrás dos órgãos competentes. “Quando fomos atrás, até que deu uma melhorada, mas já aconteceu uns três casos do Kite cair em cima das barracas”, afirma.
A prefeitura de Luís Correia foi procurada pela reportagem , mas não conseguimos contato.
piaui hoje