A aeronave trazendo as primeiras doses da vacina chinesa CoronaVac pousou às 7:45 desta terça-feira (19), no Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba. De lá, a medicação foi levada para a Regional de Saúde de Parnaíba, situada no Conjunto Esperança, onde foi entregue a cada secretário municipal de saúde.

Foram enviadas 1.805 doses da vacina para Parnaîba e as outras 10 cidades que compõem a Planície Litorânea do Piauí. Para Parnaíba, nesta primeira etapa foram disponibilizadas 1.297 doses.

Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pinto, serão imunizados neste momento 30% dos profissionais da saúde que atuam na extrema linha de frente no combate a Covid-19. A aplicação nos demais grupos da população será feita nas próximas etapas à medida que a medicação for sendo enviada.

" Hoje e amanhã estaremos em treinamento on-line com as equipes que farão a imunização e nosso plano é  começar a vacinação na quinta-feira", disse Leidiane.

Assim que forem conseguindo a medicação de outros laboratórios e tendo a aprovação da Anvisa, mais vacinas chegarão ao nosso Estado e concomitantemente a isto, estaremos vacinando a população. Por isso, ainda termos que aguardar um pouco, pois tudo é muito novo", completou o gerente de imunização do município de Parnaíba, Charles Lima.  

Veja a quantidade de doses para cada cidade:


Bom Princípio: 24

Buriti dos Lopes: 92

Cajueiro da Praia: 30

Caraúbas do Piauí: 22

Caxingó: 20

Cocal: 105

Cocal dos Alves: 45

Ilha Grande: 33

Luís Correia: 102

Muruci dos Portelas: 35

Parnaíba: 1.297

Por Luzia Paula / Portal Litoral Notícias