Secretário discute estratégias de melhorias para turismo no litoral

Secretário discute estratégias de melhorias para turismo no litoralFoto: Divulgação

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, está intensificando as visitas aos atrativos turísticos piauienses. A ideia é buscar alternativas para a retomada segura do setor, que foi bastante impactado com a pandemia do novo coronavírus. O gestor está no litoral piauiense onde tem visitado obras e ações que voltadas para o setor e dialogado com representantes de vários ramos do trade.

Entre os pontos visitados, a estrada que liga as praias de Macapá e do Coqueiro. Flávio Júnior acompanhou o trabalho de remoção das dunas que possibilitará a normalidade no tráfego da região. “Buscamos aqui verificar de perto a situação e acompanhar o trabalho do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) que já está com uma equipe realizando a intervenção. Certamente, ao retornar vou me reunir com os órgãos competentes e verificar uma solução a longo prazo para este problema”, disse.

O secretário visitou também os estabelecimentos da praia de Macapá para verificar a situação das dunas e a infraestrutura local. Também realizou a travessia da balsa entre a praia de Macapá e Barra Grande. “Fomos convidados para fazer esse trajeto e verificar toda a logística do embarque e desembarque da balsa. É uma região que tem uma beleza ímpar, mas é necessário realizar um estudo de viabilidade, por estar dentro de uma área de proteção ambiental. A princípio, já existe uma autorização da Marinha para navegação da balsa e um estudo prévio do ICMBIO sobre o trajeto. Foi solicitado que o mesmo não tivesse o desembarque na praia e não passasse pelo estuário do cavalo-marinho, além de não poder desmatar nenhuma área de mangue”, descreveu o gestor, acrescentando que tudo está sendo pensado com a utilização de áreas já existentes de embarque e desembarque.
Na região de Cajueiro da Praia, a Secretaria de Turismo tem buscado pautar assuntos importantes como o trânsito. A superintendente de Turismo, Carina Câmara, participou da reunião com o Comando de Trânsito da região para discutir o assunto. “Recebemos um grande fluxo de turistas em Barra Grande agora, não somente em altas temporadas. Na reunião, tratamos sobre a sinalização, o aumento de efetivo policial e a delimitação das rotas. Com o projeto do Terminal Turístico que já teve o contrato assinado da PPP, será diferente, o trânsito certamente ficará mais organizado. Além disso, haverá a movimentação da economia já que os turistas poderão contar com a comercialização de produtos ligados ao nosso artesanato”, frisa.

A equipe da Setur ficará no litoral até a sexta-feira (22), e ainda será realizada a visita na Orla de Atalaia, Lagoa do Portinho. Além disso, estão agendadas reuniões com investidores e também visitas a novos roteiros turísticos apresentados pela Prefeitura de Cajueiro da Praia.

Fonte: Governo do Piauí