A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai trazer de Manaus (AM), 30 pacientes em tratamento contra a Covid-19, para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) em Teresina, só vai pousar no aeroporto por volta de 0h desta sexta-feira (15/01).

Nesta quinta-feira  (14/01) houve dois adiamentos de desembarque, pois o primeiro estava previsto para 13h e depois para 18h.

Segundo nota da FMS, problemas de logística no abastecimento de oxigênio no avião sofreu o primeiro atraso. Confira a segunda nota:

NOTA 
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu a informação que o avião da Força Aérea Brasileira só vai sair de Manaus às 19h30 da noite de hoje, 14. A nova previsão de chegada em Teresina é de depois de meia noite e meia.

Teresina vai receber 30 pacientes com coronavírus de Manaus
Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus (AM) remanejando pacientes com Covid-19 para cidades brasileiras que têm suporte em saúde para recebê-los. Ao todo, 30 pacientes chegarão em Teresina no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em avião da Força Aérea Brasileira.

Na madrugada desta quinta-feira (14), o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes COVID para Teresina.

    Crédito: UFPI

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.

São 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas. “Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, diz Gilberto.