Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (17) para o apresentador Samuel Aguiar, no Jornal Primeiras Notícias da Rádio Liderança, o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), discorreu sobre as ações dos poderes Legislativo e Executivo no auxílio à população parnaibana que reside em áreas sob risco de alagamento no período invernoso. O forte temporal que caiu sobre a cidade durante todo o dia e noite de ontem (16), deixou diversas ruas da cidade inundadas, movimentando diversas frentes de trabalho do município.


Ouça a entrevista completa no áudio abaixo:
“Essa chuva torrencial veio repentinamente. Ontem choveu a quantidade equivalente a um mês de chuvas. Assim, sofremos alagamentos em diversos bairros da cidade. Imediatamente fui verificar a bomba do Bairro Do Carmo e encontramos as duas funcionando normalmente. Em relação aos pontos críticos de alagamentos como os Piscinões, entramos em contato com a secretária Gracinha e com equipes da Defesa Civil que prestaram todo atendimento durante o dia e a noite. Os servidores também estavam a postos desde a madrugada. Não temos nenhuma família desabrigada. Estamos atentos para resolver as demandas que vem chegando”, frisou.

O presidente pontuou ainda que este é um problema histórico e que tem a atenção especial do prefeito Mão Santa (DEM) que, inclusive, já está com um projeto em Brasília para resolver o problema do Piscinão com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.

“Esse projeto foi enviado ainda no ano passado para o presidente Bolsonaro, a fim de termos a resolução definitiva do problema dos Piscinões. Em gestões anteriores já veio recurso do governo federal na ordem de 9 milhões de reais, entretanto, nada foi executado. Já se passaram 10 anos e atualmente o valor desta obra deve de ter triplicado, ou seja, nenhuma prefeitura tem condições de fazer sozinha sem o apoio de Brasília. Além de conseguir a verba, ainda será preciso desobstruir todas as demandas que foram causadas naquela época pelo não cumprimento da obra. Essas questões estão sendo trabalhadas e enquanto não se chegar a uma solução, a população infelizmente sofre a cada inverno”, disse o presidente ao afirmar ainda que tanto o parlamentar, quanto os demais vereadores estão atentos a esta questão e trabalhando em busca de soluções.

O presidente da Câmara cobrou ainda a participação do governador Wellington Dias (PT), que tem pleno conhecimento do sofrimento da cidade, mas que as ações do governador petista são apenas a nível midiático.

“Temos a segunda arrecadação de ICMS do Estado, no entanto não temos nenhum retorno e, por isso, precisamos de um representante de fato da nossa população. A nossa sorte é que temos uma secretária de infraestrutura atuante, que é a competente engenheira Maria das Graças, a Gracinha, que a propósito está sendo cotada para ser a vice na chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, o senador Ciro Nogueira (PP/PI)”, revelou Carlson.

Ascom / CMP