O objetivo da operação é reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus

PF deflagra Operação Reagente II

PF deflagra Operação Reagente IIFoto: Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal  em parceria com o Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI, deflagrou, nesta quinta-feira (25), a Operação Reagente II com o objetivo de reprimir o desvio de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus nos municípios de Arraial/PI e Isaías Coelho/PI.


A primeira fase da operação, foi deflagrada em julho de 2020 e apurou desvio de recursos públicos destinados aos municípios de Picos/PI, Bom Jesus/PI e Uruçuí/PI, dentre outros, cujo prejuízo estimado ultrapassa mais de R$ 1,3 milhão com a presente fase. 

Veja mais:

>> Tenente é expulsa da PM acusada de furtar cartão de crédito de outra policial

>> Corpo de adolescente é encontrado 48h após afogamento em açude em Pedro II


Durante as investigações, foram identificadas fraudes em processos de dispensa de licitação com a utilização de propostas fictícias e superfaturamento em contratos firmados pela mesma empresa com os municípios de Arraial/PI e Isaías Coelho/PI, e de indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.  


Cerca de 10 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, além de um mandado de prisão preventiva, todos eles expedidos pela Vara Única da Justiça Federal de Picos/PI. 


Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, desvio de recursos públicos, dispensa indevida de licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a 110 anos de reclusão.

piaui hoje