Foi realizada nesta terça-feira (09) a 2ª sessão ordinária da nova Legislatura. Vários requerimentos foram discutidos, votados e aprovados pelos vereadores que se reuniram de forma virtual, devido às medidas de prevenção a pandemia de Covid-19.


Foram apresentadas e aprovadas as seguintes proposições.

 

O presidente Carlson Pessoa (DEM) 

Apresentou diversos requerimentos: N° 001/2021, solicitando da Prefeitura de Parnaíba a construção de calçamento na Rua Maria Eliete, em Ilha Grande de Santa Isabel. O de N° 002/2021 pedindo a dedetização dos mercados públicos de Parnaíba. N° 003/2021, requerendo calçamento e construção de praça nas ruas Projetada I e II, na comunidade KM 8, no Bairro Almira Silva, situado às margens da BR 343. Já no requerimento de N°004/2021, ele solicita que seja encaminhado ao superintendente do DNIT/PI, José Ribamar Bastos colocação de redutores de velocidade na BR 323, na altura do Residencial Caminho da Alvorada, nos dois setores da pista. Lá existem mais de 800 residências, sendo registrados vários acidentes.

Zé Filho Caxingó (PL)

Pediu nos Requerimentos de N° 0020/2021, 0022/2021 e 0023/2021, respectivamente, asfalto para as ruas Monsenhor Roberto Lopes, mais precisamente no trecho que liga a Rua Padre Castelo Branco a AV. Álvaro Mendes; Maria das Graças Seixas de Aquino, no Bairro Planalto e Rua Anhanguera, no trecho entre o Conjunto Betânia I até a Avenida Francisca Borges dos Santos, no Bairro Piauí. Em relação à última matéria, o parlamentar ressaltou que na Avenida Dr. João Silva Filho ocorrem muitos acidentes neste exato trecho devido à falta de opção de ruas de escoamento do trânsito local. Completando as solicitações de Zé Filho, ele apresentou a proposição de N° 0021/2021 para que seja construída uma UBS nas imediações do Residencial Dunnas. Esta é uma área de grande densidade populacional e até o momento não é coberta pela Atenção Básica.

Renato Bittencourt (PTB) 

Apresentou o requerimento de Nº 019/2021 solicitando que sejam tomadas as devidas providências para o setor competente do Executivo para que seja colocada uma camada de asfalto por cima do quebra mola existente na entrada da Pedra do Sal, na PI 116 que dá acesso à praia e também sinalização no trecho compreendido entre a ponte Simplício Dias até o final das residências a fim de evitar ocorrências de acidentes. Outro requerimento de Nº 017/2021 solicita que seja feita a reforma e ampliação da quadra esportiva da comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, que se encontra totalmente precária necessitando de uma reforma geral e visando atender aos jovens atletas daquela comunidade. A população local anseia por esse benefício. O último requerimento foi o de Nº 018/2021, que pede a construção da pavimentação asfáltica no início na ponte da Vazantinha até o final da ponte Alto do Batista, além da construção de pavimentação asfáltica na estrada do Céu, com início nos povoados Alto do Batista, São José e Boa Vista, em atendimento às justas reivindicações dos moradores.

Irmão Marquinhos (DEM)

Solicitou por meio do Requerimento Nº 028/2021 implantação de equipamento eliminador de ar nas tubulações hidráulicas das residências levando em conta que o hidrômetro não sabe distinguir a diferença entre ar e água. Conforme explicou o parlamentar, o ar ao ser empurrado pela água, entra no relógio girando mais rápido como se fosse água. Se faz necessário a instalação desse eliminador para fazer justiça nas contas de água, pois estudos mostram que a instalação desse equipamento permitirá aproximadamente 30% de economia para o consumidor.

O parlamentar pede ainda por meio do requerimento Nº 027/2021, a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas e UBS da cidade Parnaíba, a fim de coibir as ações de furto, assalto e outros crimes trazendo assim mais segurança para sociedade. Por fim, na matéria de Nº 029/2021, é requerida a limpeza de todos os piscinões da cidade. Com a aproximação do inverno o acúmulo de lixo e mato impede a passagem das águas pluviais, trazendo ainda mais transtornos para a população. Outro requerimento do vereador de Nº 066/2021 pede que o setor competente da Prefeitura de Parnaíba faça a implantação dos abrigos de ônibus onde não há no conjunto Dom Rufino I, II, III e IV para que os passageiros não ficarem sob forte sol e chuva em total desconforto enquanto aguardam o ônibus.

Ricardo Veras (Republicanos)

Solicitou por meio do Requerimento Nº 030/2021 que Secretaria de Transportes e Trânsito possa modificar o itinerário das vans 07 e 16 que integram o transporte coletivo de Parnaíba, sendo remanejadas da Rua Afonso Pena passando a trafegar pela Rua Marechal Pires, recentemente asfaltada. A proposição se justifica após o pedido de moradores do Bairro São Benedito, para que seja ampliado o transporte público naquela região, facilitando o deslocamento até o Centro. Outro ganho com a alteração da linha possibilitaria elevar o fluxo de pessoas no Mercado de Fátima e, consequentemente, estimularia o aquecimento do comércio naquele local. Nos requerimentos Nº 031, 032 e 033/2021, ele pede a Secretaria de Infraestrutura a implantação de pavimentação poliédrica (calçamento), na Rua Coronel José Mardônio Lima Cajus, no Bairro Dirceu Arcoverde, Rua Coelho Bastos, no Bairro São Benedito e a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Coelho Bastos, mais precisamente entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Padre José Vieira. Solicita também a pavimentação poliédrica da Rua Maria das Graças Seixas, no Bairro Conselheiro Alberto Silva.

O último requerimento aprovado do vereador Ricardo Veras foi o de Nº043/2021, solicitando à Secretaria Municipal de Saúde a inclusão no plano de vacinação contra Covid-19, idosos acima de 60 anos.  Ricardo Veras justifica a proposição pela grande quantidade de pessoas nessa faixa etária na cidade de Parnaíba. A referida população abrange um percentual de cerca de 20% de acordo com o último censo do IBGE.

 

AssisCar (PROS) 

Apresentou o requerimento de Nº 034/2021 solicitando o encaminhamento de correspondência ao prefeito Mão Santa e ao superintendente de Cultura, Arlindo Leão, solicitando que sejam tomadas as devidas providências no sentido de que o Executivo contrate a grande parte das bandas e grupos musicais da cidade de Parnaíba por meio de apresentação de live musical, principalmente no período carnavalesco ou enquanto durar o decreto estadual. Tal impedimento ao exercício dos profissionais desfavorece o desenvolvimento da atividade musical devido a pandemia do Covid-19. A solicitação se faz necessária em regime de urgência tendo em vista que nesse período os músicos não dependem de auxílio emergencial e, com ajuda do chefe do Executivo, eles poderão trabalhar dignamente, pois os mesmos não dependem de nenhuma outra renda. AssisCar pediu ainda que seja cedido o Centro de Qualificação Joana de Moraes Souza (Janete) para os músicos parnaibanos apresentarem suas lives.

Outro requerimento Nº 035/2021 solicita a solução do problema de alagamento existente na Rua da Bíblia, próximo ao Comercial Haroldo, entre a Avenida Doutor João Silva Filho e Rua Anhanguera, no bairro Planalto. O parlamentar requisitou também a solução para o problema de alagamento no Balão do Planalto, no trecho compreendido entre a Avenida Doutor João Silva Filho e a Rua 19 de outubro, mais conhecido como Balão do Planalto, em atendimento às reivindicações dos moradores que há muito tempo anseiam por esse benefício.

Geraldinho (PSL) 

Levou para apreciação e aprovação da Câmara o requerimento Nº 059 e 060/2021, solicitando à Prefeitura execução da pavimentação asfáltica das Ruas Waldemar Miranda Escórcio, José Antônio Carneiro e Sairema, todas localizadas no Bairro Dirceu Arcoverde e da Rua Marina Aranha Viriato, no Bairro Frei Higino, em frente ao Piscinão. 

As proposições visam atender justas reivindicações dos moradores.

 

Ascom / CMP