Fevereiro chega com previsão de chuva para os municípios piauienses após um janeiro de anomalias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), instabilidades temporais irão provocar chuvas no Piauí pelos próximos dois dias no Sudoeste e extremo Sul do estado.

Porém, mesmo com a previsão positiva para chuvas no início do mês, a meteorologia já sustenta a tese de que isso dure poucos dias.  A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) ressaltou que as precipitações não irão atingir as metas estimadas no Sul e Sudeste do estado, assim como o mês de janeiro.

Um balanço do acumulado de precipitação de janeiro de 2021 no Piauí, coletado por Werton Costa, coordenador do Nerdsclima da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), constatou que as mesorregiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte ficaram com anomalia negativa ou chuva abaixo da média.

"A maioria dos municípios do Norte piauiense, sobretudo os do entorno do Vale do Longá, ficaram acima da média climatológica prevista para o período, com destaque para as cidades de Batalha, Esperantina, Piripiri, Porto, Cocal e Caxingó", informou.