O Projeto Vivo foi criado pela instrutora Isabel Lupianez e forma kitesurfistas há nove anos na região.

Projeto muda a vida de jovens através do kitesurf — Foto: Reprodução /Redes Sociais

Há nove anos o Projeto Vivo transforma a vida de diversas crianças e adolescentes através do esporte no povoado Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí. Os jovens aprendem a praticar o kitesurf, que é muito popular na região.

A idealizadora do projeto é a instrutora de kitesurf Isabel Lupianez. Filha de espanhóis, a professora se mudou para o povoado após se casar com um homem que tinha uma escola para ensinar sobre o esporte em Barra Grande.

“Eu já tinha vontade de fazer e, quando cheguei em Barra Grande, me apaixonei por este lugar. Eu vi muita criança que estava na rua e as recolhi. Então, desenvolvi esse projeto. Me engrandece muito porque é como um presente eu ver que uma criança se tornou um instrutor, um guia. É uma coisa maravilhosa”, disse.
Projeto Vivo foi fundado por Isabel Lupianez — Foto: Reprodução/ TV Clube

O Projeto Vivo conseguiu formar diversos instrutores, entre eles, Fábio Lima, que começou a praticar kitesurf aos 13 anos e se tornou professor aos 19 anos.

“Aos 13 anos comecei a velejar. Eles me ensinaram a ser assistente na escola e, com 19 anos, virei instrutor. Eu era muito teimoso, aí eu aprendi e hoje estou melhor que antes. O esporte me fez conhecer vários estados, novas pessoas”, lembrou Fábio.

O kitesurf foi criado em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux. Mas, o esporte se popularizou somente nos anos de 1990.

Fonte: Portal G1 PI