Vinte e cinco pessoas testaram positivo para a Covid-19 em barreiras sanitárias no litoral do Piauí, somente na manhã deste domingo (14), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A gerente de Atenção Básica da Sesapi e coordenadora do Programa Busca Ativa, Dília Falcão, disse ao G1 que após o diagnóstico as pessoas recebem as orientações necessárias.

 

“Nós orientamos eles a retornarem para suas cidades e procurarem assistência médica. A maioria deles é assintomática, mas a gente dá as orientações necessárias sobre como proceder após o resultado”, explicou Dília Falcão.

 

Durante o carnaval, barreiras sanitárias foram montadas na Rodoviária de Teresina; Rodoviária de Parnaíba; em pontos estratégicos dos municípios de Cajueiro da Praia, incluindo a região de Barra Grande, e Luís Correia.

 

Nosso trabalho é orientar. Nós verificamos os sinais vitais, fornecemos máscaras e álcool em gel para aqueles que não possuem. E existe também a questão dos testes, mas eles não são obrigatórios”, afirmou.

 

Dília relatou que em um dos grupos testados todos os cinco ocupantes de um veículo deram positivo para a infecção provocada pelo novo coronavírus.

 

“Precisamos que a população colabore com nosso trabalho. Sigam as medidas higiênicas, respeitem o distanciamento social e evitem aglomerações, tudo isso ajuda o estado no enfrentamento à pandemia”, declarou Dília Falcão.

 

Fonte: G1/PI