Monumento no Porto Salgado. Parnaíba das antigas
O Monumento da Águia foi projetado no ano de 1933 pelos mecânicos da cidade para homenagear o então prefeito Ademar Gonçalves Neves e foi inicialmente implantado no Porto das Barcas, na Rua João Pessoa, que posteriormente foi denominada de Avenida Presidente Getúlio Vargas. Os olhos da águia ficavam voltados para o Porto das Barcas (Porto Salgado) no Rio Igaraçu como que a espreitar o movimento dos barcos que chegavam e partiam do Porto Salgado. 

Foto: Walter Fontenele

Nos anos 70 o monumento foi transferido para o encontro das Avenidas São Sebastião, Capitão Claro e Chagas Rodrigues, onde permanece até hoje. O motivo da mudança foi à construção da Ponte Simplício Dias. 

 
Por ocasião do aniversário de Parnaíba, em 2017, na gestão do prefeito Francisco de Assis Morais Souza, o Mão Santa, o monumento passou por uma profunda reforma, ganhou melhorias e ampliação no passeio em torno do monumento. O espaço recebeu plantas, bancos e uma bela iluminação em LED, realçando o local que passou a ser bastante visitado e fotografado pelos parnaibanos e por turistas.

Fonte: Jornal da Parnaíba - IBGE