O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), enviou pedido de esclarecimentos a todos os governadores do país sobre a discrepância entre o número de doses de vacina contra covid-19 enviadas a cada unidade da Federação e o total de doses efetivamente aplicadas.

No caso do Piauí, a solicitação foi feita por meio do Ofício nº 114/2021/CNF/GIAC-COVID19, assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República, Célia Regina Delgado. No documento, os membros do MPF solicitam esclarecimentos ao governador do Estado, Wellington Dias, no prazo de 10 dias, sobre as razões de discrepância entre as 614. 457 doses da vacina enviadas ao Estado do Piauí e as 392.737 aplicadas.

Nos ofícios enviados aos governadores, o Giac aponta que, segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas aos estados um total de 48.088.916 doses de vacinas contra a covid-19, mas apenas 32.160.509 foram aplicadas. Os dados estão disponíveis no vacinômetro da plataforma LocalizaSus, mantida pelo Ministério da Saúde. Além do total geral, os ofícios relacionam o total enviado e aplicado em cada estado, registrando a diferença nos números.

O documento aponta também que a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano, com a distribuição de doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz. As pautas de distribuição das vacinas às Unidades Federativas, elaboradas e divulgadas pelo Programa Nacional de Imunizações por meio de Informes Técnicos da Campanha, direcionam a quais públicos as doses devem ser destinadas.

*Com informações da Secom/MPF

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
www.mpf.mp.br/pi
Sistema de Atendimento a Jornalistas (saj.mpf.mp.br)  
twitter@MPF_PI
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial