Em defesa da Advocacia Criminalista da região de Parnaíba e buscando conter a disseminação da Covid-19, a OAB Piauí realizou visita técnica à Penitenciária Mista de Parnaíba, nesta sexta-feira (14). Na ocasião, estiveram em pauta a reforma da Sala da OAB, a necessidade da adoção de medidas para o aprimoramento do exercício da Advocacia, a construção e a adequação dos parlatórios da Penitenciária às orientações de distanciamento e a segurança sanitária nos atendimentos dos Advogados (as) aos seus clientes privados de liberdade.

Integraram a reunião a Ouvidora-Geral da OAB Piauí e Coordenadora das Salas e Subseções, Élida Franklin; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes; e os Advogados Criminalistas: Grabriela Oliveira; João Rocha; Railson Rodrigues; Márcio Mourão; Firmo Nogueira e o Cristiano Saraiva.

A Seccional Piauí realizou a visita, atendendo aos reclames da Advocacia da região, a fim de aprimorar o exercício dos Advogados e Advogadas que militam na seara Criminal, além de conter a disseminação da Covid-19, como destacou a Ouvidora-Geral, Élida Franklin.

“Com a reunião, buscamos o compromisso da Administração da Penitenciária para a construção de parlatórios que preservem o distanciamento e a ausência de contato físico entre o interno e o Advogado(a), nos mesmos modelos que temos na Cadeia Pública de Altos (CPA), com isolamento através de divisórias de vidro. Estamos defendendo a segura atuação da Advocacia criminalista a fim preservar a saúde dos profissionais e de seus clientes, bem como de todos(as), dando-lhes a dignidade necessária”, destacou.

Ainda segundo Élida Franklin, o início das obras está aguardando a confirmação oficial da Secretaria de Justiça do Estado. “As obras serão realizadas pela OAB. Nós iremos formalizar o projeto e encaminhá-lo, por meio de ofício à Secretaria de Justiça. Já obtivemos a resposta positiva, mas por via extraoficial. Por isso, vamos aguardar o tramite e a aprovação da SEJUS para dar início às obras de instalação dos parlatórios e Reforma da Sala da OAB Piauí”, frisou.

Durante a reunião, a Diretoria da Penitenciária Mista de Parnaíba concordou com as considerações e sugestões apresentadas pela Comissão da OAB Piauí e destacou que a reformas trarão mais proteção aos Advogados(as) e servidores(as), assim como aos presos.(F5piauí.com)