Mesmo com os diversos transtornos que a pandemia da covid-19 tem causado em todas as áreas da sociedade, com destaque para a perda de vidas e para o impacto negativo na economia, a cidade de Parnaíba, por meio de ações do prefeito Mão Santa, adotou medidas desde o início no sentido de minimizar os efeitos da crise no segundo maior município do Piauí.

 

Com sua experiência médica, Mão Santa determinou que o sistema de saúde do município adotasse o tratamento precoce da doença, principalmente com a testagem em massa da população. Outro ponto adotado pela gestão municipal foi a flexibilidade da atividade econômica, que resultou em um saldo positivo na contratação de trabalhadores para o mercado de trabalho em Parnaíba.

Na contramão da maioria dos municípios do estado e do país, Parnaíba cresceu em contratação de trabalhadores formais, registrando 230 novos empregos somente até março deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. Pode não parecer um grande número, mas retrata o esforço dos empresários em preservar a economia de Parnaíba, bem como o emprego dos parnaibanos. Tudo isso com apoio do prefeito Mão Santa e de toda a equipe da Prefeitura Municipal.

Vale ressaltar que não houve fechamento de empresas, pelo contrário, ocorreram a abertura de novos empreendimentos mesmo em meio ao cenário incerto da pandemia, uma demonstração da solidez econômica que Parnaíba representa para o cenário regional e nacional, fruto de um amplo trabalho de atração de investimentos que começou ainda no ano de 2017.

 

 *Com informações da Secretaria Municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor