Uma das opções de turismo para se fazer no município de Ilha Grande, além de conferir todas as belas produções da Casa das Rendeiras, é o Porto dos Tatus.

O nome Tatu veio por conta do animal, que era bastante servido na mesa das primeiras famílias que habitaram no local. Com isso, o termo Tatu ficou eternizado na localidade, dando o nome ao porto.

Esse porto é uma das vias de acesso ao magnífico Delta do Parnaíba. E o que você vai encontrar nele que merece seu turismo?

Nós do Conheça o Piauí vamos mostrar mais detalhes dos Tatus, que é muito mais que só um local de passagem. 


O acesso até o Porto dos Tatus é bastante fácil e simples, com trajeto todo sinalizado. Após atravessar a ponte que liga Parnaíba até Ilha Grande, é só seguir as placas até chegar no porto. O caminho é todo asfaltado até lá, então dá para ir em qualquer carro, moto, bicicleta.


Além disso, o local também conta com alguns estacionamentos rotativos, uma boa opção para quem vai fazer o passeio e queira deixar seu carro guardado. 


#O que encontrar no Porto dos Tatus


Ver o vai e vem de quem chega, de quem sai, dos barcos, e da brisa é uma boa pedida. Também é possível você conhecer gente de todos os cantos, unir sotaques, socializar, pois o Porto dos Tatus é visitado durante todo o ano, já que ele dá acesso às 73 ilhas que formam o Delta do Parnaíba.


Juntando-se a isso, você encontra bares e restaurantes, onde dá para saborear, com preços acessíveis, comidas típicas, um tradicional peixe fresco e  caranguejo. Inclusive, é do Porto dos Tatus que sai grande parte dos caranguejos que é vendido no litoral do Piauí e também do Ceará.


No Porto dos Tatus você consegue agendar em alguma agência ou diretamente com o dono de um barco ou lancha para conhecer o Delta tradicional, a Revoada dos Guarás, o Delta Canárias, Delta Feijão Bravo e demais que você pode conhecer saindo do Porto dos Tatus, onde as embarcações saem sempre a partir até às 9:30 da manhã.


E se você quer comprar um peixe fresquinho? Aqui é o lugar certo. O Porto dos Tatus também funciona como porto, literalmente, que embora pequeno, atracam barcos pesqueiros nele.



Mais do que o local de passagem, o Porto dos Tatus é também para ficar e aproveitar o que ele tem a oferecer. Vamos nessa?

CONHEÇA O PIAUÍ