Ao todo, o projeto deve entregar 16 unidades de quintais agroecológicos em municípios do Piauí.
A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realiza, nesta sexta-feira (25), a entrega de duas unidades pedagógicas de quintais agroecológicos no Território da Planície Litorânea. Serão beneficiados os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Parnaíba e Luís Correia.
Segundo a gestora, o objetivo dos quintais é ampliar o acesso às tecnologias socioambientais de base ecológica, produzir trabalho, fortalecimento da subsistência e geração de excedentes para a comercialização. "É uma estratégia de enfrentamento à pobreza porque possibilita a geração de renda para as famílias, além de incentivar uma boa relação com o meio ambiente por meio da agroecologia", explica.
O diretor da Agricultura Familiar, Luciano Brito, explica ainda que o projeto tem um papel pedagógico de capacitação das famílias rurais, dando suporte técnico e conhecimento para a produção. "Nos quintais, serão trabalhadas a produção de peixes, hortaliças e campos frutíferos. Essa é uma ação que veio fortalecer as famílias que vivem no campo, contribuindo para a permanência delas nas comunidades", pontua.
Em Parnaíba, será beneficiada a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em Luís Correia, o quintal beneficia a Associação dos Moradores da Vila do Coqueiro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
O Quintal Agroecológico é executado em parceria com a Cootapi e a UFDPar. Ao todo, o projeto deve entregar 16 unidades de quintais agroecológicos em municípios do Piauí. O valor do investimento total é da ordem de R$ 1.769.568,64 e beneficia diretamente mais de 1 mil agricultores familiares, 600 jovens do campo e 300 mulheres rurais.
POrtalhmonline