canal do Youtube da TV Piauí, da jornalista Samantha Cavalca, está prestes a alcançar a marca de 40 mil inscritos. A programação é transmitida pelo Youtube e já tem ao todo quase 2 milhões de visualizações.

Para se ter uma noção, a TV Piauí se aproxima da quantidade de inscritos de emissoras tradicionais do estado. 

A TV estreou em outubro do ano passado e quando completar um ano, pode ultrapassar outras emissoras. A TV Cidade Verde, cujo canal já tem quase 10 anos, tem 687 mil inscritos no Youtube e a TV Antena 10, 368 mil. O Dia TV tem 45,2 mil e a Band Piauí 11,7 mil inscritos.

A TV Meio Norte chegou a alcançar a marca de 100 mil inscritos e recebeu a placa do Youtube, mas o canal foi abolido na plataforma e eles tiveram que começar de novo e não deixam aparecer a quantidade de inscritos.

Vários vídeos de Samantha também viralizaram nas redes sociais e foram inclusive compartilhados nas redes sociais por bolsonaristas, como o filho do presidente, Flávio Bolsonarom e a deputada federal Bia Kicis.

Ao 180, Samantha falou sobre a experiência em entrevista, confira:

Jhone Sousa - Você trabalhou em emissoras tradicionais do estado, como a Meio Norte e Antena 10. Como tem sido a experiência de fazer isso na web e qual você acha que é o diferencial?

Samantha Cavalca - A TV Piauí entendeu que o povo se cansou de ver apenas matérias de assessoria de imprensa dos políticos ou de atender a interesses de grandes grupos empresariais e políticos. Aquele mesmo moído de sempre não satisfaz nossa audiência. A prova são os números das nossas visualizações. Qualquer comentário ganha o gosto do público na internet e chega a 20, 50, 100 e até mais de 200 mil visualizações por vídeo. Uma TV WEB, no Youtube, dispõe de uma liberdade para que possamos fazer comentários mais assertivos sobre os problemas aos quais o povo do Piauí é submetido. 

Como a sua experiência agregou valor a este novo trabalho?

Eu acompanho política há muito tempo e observei que a maneira de fazer política, o marketing político e as estratégias eleitorais mudaram desde a eleição do Bolsonaro. Consequentemente, a maneira de comunicar política também teria que mudar. Como profissional, não me satisfaço em escrever ou falar sobre a mesma ladainha de sempre. Fiz, parei, vi todos copiando e mudei novamente. A internet é um espaço onde não existe essa história de concessão de mídia. 

É difícil fazer TV para a WEB?

A responsabilidade de fazer essa nova maneira de comunicação é imensa. No Piauí, não temos a cultura de acompanhar youtubers. Cultura é hábito e a TV Piauí vem colaborando com essa mudança. Quero mais gente nesta plataforma. Quanto mais, melhor. 

Como você avalia o crescimento da TV?

Sobre a expansão da TV Piauí, ela só acontece porque o público assim deseja. Quase todos os dias, quando termino o ao vivo, entro nos grupos de WhatsApp e quase sempre vejo que já recortaram trechos do programa. Fico pensando: “Como esse internauta foi tão rápido?”. Falei das milhares de visualizações no nosso canal, mas sei que o WhatsApp difunde amplamente nossos comentários. Não há como dimensionarmos.

E sobre a repercussão nacional?

Outro dia fomos procurados pela comunicação do Governo do Pará em relação a um comentário que fiz. Aqueles comentários viralizaram entre o povo paraense. A comunicação vai sempre se adaptar, mas algo que nunca vai mudar é a necessidade do povo de se sentir representado. Se está dando certo, é porque o povo abraça. Quem decide é o público, não tem mistério.

Vejo grandes nomes da política repercutindo nossos vídeos e penso: “Poxa, chegou neles. Que maravilha é essa internet”. É muito gratificante saber que, hoje, a TV Piauí é assistida por gente de todo o Brasil. Se eles estão assistindo, é porque não se satisfazem com a programação da velha imprensa que está disponível a eles. Eu só agradeço e tento ser melhorar a cada dia.

Para concluir, uma pergunta que todo mundo faz: a TV Piauí é sua ou do senador Ciro Nogueira?

É minha. As pessoas acham que ele está por trás, por que somos próximos. Mas vou aproveitar pra mandar uma indireta: Ciro, anuncie a CN Motos na TV Piauí. Esse negócio de ser próxima dele não tá me rendendo lucros. Mas não tenho que me queixar de anúncios: estamos bem.