Grupo de cinco mulheres passou por audiência de custódia. Defesas pediram relaxamento de prisão, o que foi negado.
A juíza da Central de Audiências de Custódia, Mariana Tavares Shu, converteu a prisão em flagrante da quadrilha da blogueira estelionatária para preventiva. Com essa decisão tomada pela magistrada, o grupo continua preso, agora sem prazo de vencimento e enquanto durarem as investigações.
Anna Carolina de Sousa Santos, que se apresentava como influenciadora e empreendedora nas redes sociais, juntamente com Yasmin Navarro, Mariana Serrano de Oliveira, Rayane Silva Sousa e Gabriela Silva Vieira foram presas na quarta-feira (7) por roubar dados de cartão de crédito e causar prejuízo às suas vítimas, de acordo com a polícia.
Anna Carolina de Sousa se apresentava como blogueira e empreendedora nas redes sociais - Foto: Reprodução
A magistrada entendeu que o grupo oferece risco à sociedade por “participar de organização para a prática de estelionato”. Na decisão, Shu citou que as cinco adquiriam cartões de crédito e os repassavam a comparsas, que faziam saques, compras e transferências.
“A prisão é imprescindível para a desarticulação do grupo, evitando-se a reiteração da prática criminosa. Ela se faz necessária para garantia da ordem econômica, pois a conduta das custodiadas lesa o patrimônio de número indeterminado de vítimas, causando ainda prejuízos às instituições financeiras emissoras dos cartões extraviados, que são compelidas a ressarcir os clientes lesados” escreveu em sua decisão.
Grupo de mulheres vai continuar preso até que as investigações sejam concluídas - Foto: Reprodução
A defesa de Gabriela e Mariana alegou que as duas não são moradoras do Rio de Janeiro e apenas estavam no apartamento no momento da operação policial. A questão da residência em outro estado também foi abordada pela defesa de Yasmin. Mas o argumento não foi acolhido pela juíza.
“Vale salientar que três das custodiadas residem no município de São Paulo, de forma que, ausente qualquer demonstração de vínculo com esta localidade, a colocação em liberdade poderia impedir sua localização posterior”, justificou.
A defesa de Yasmin Navarro ainda pediu o relaxamento da prisão pelo fato dela ter um filho menor de idade, o que é previsto no Código Penal, mas que também foi rejeitado pela magistrada.
“No presente caso, verifico que os crimes em tese praticados pela custodiada, apesar de não terem sido cometidos com violência ou grave ameaça, são bastante graves, haja vista que há fortes indícios de que fazia parte de organização criminosa para a prática de delitos de estelionato, mediante a utilização de ardiloso esquema de fraudes eletrônicas destinadas a manter suas vítimas em erro, dando-lhes uma falsa percepção da realidade. Portando, o agir da custodiada indica que sua companhia se apresenta mais nociva do que benéfica aos filhos”, pontuou.
Anna Carolina gostava de ostentar viagens e luxos nas redes sociais - Foto: Reprodução

Influenciadora é conhecida como 'blogueira estelionatária' após prisão - Foto: Reprodução/meio norte