Inaugurada em 2016 a UNACON de Parnaíba, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, no Hospital e Maternidade Marques Basto, beneficia 11 municípios da Planície Litorânea e 23 da Região dos Cocais. As Unacons são estabelecimentos que realizam tratamento com quimioterapia e cirurgia dos cânceres mais prevalentes na população brasileira. 

São oferecidos tratamento às principais neoplasias notificadas como câncer de mama, colo do útero, próstata e outros tumores sólidos com exceção de linfomas, neurológicos, cabeça e pescoço, pediatria. 

Os serviços são ofertados no Hospital Marques Basto, no centro de Parnaíba, e são gratuitos. Para melhorar o acesso do paciente oncológico e ou com suspeita, o fluxo de atendimento médico foi ampliado e as marcações foram disponibilizadas nos postos de saúde.  

“O paciente oncológico não precisa ir para Teresina para fazer o tratamento. Temos aqui no Hospital Marques Basto o ambulatório oncológico, cirurgias e em breve mais um setor de quimioterapia na cidade que funcionará no Hospital. Já temos um que funciona na Clínica João Silva Filho, que é parceira da Unacon-SPMIP. O Hospital e Maternidade Marques Basto ofertará todo o tratamento em um só lugar. Futuramente a radioterapia será possível também no Hospital Marques Basto”, explicou Simony Cardoso, gerente do Ambulatório Oncológico. 

Simony Cardoso reforça que para ter acesso ao tratamento pelo SUS o caminho é ir na Unidade Básica de Saúde que fará o encaminhamento para a triagem oncológica no Hospital que dará prosseguimento ao tratamento. “A regulação será feita direto na Unidade Básica de Saúde para dar celeridade ao paciente com suspeita de câncer e para que ele não precise ir à Teresina buscar por um tratamento que tem disponível aqui em Parnaíba”, Simony Cardoso.  

No Piauí, as instituições habilitadas para o tratamento do câncer são (fonte INCA – Instituto Nacional do Câncer):  

Teresina 

•          Hospital São Marcos/Sociedade Piauiense Combate ao Câncer (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica) 

•          Hospital Universitário da Universidade Federal do Piaui (Unacon) 

•          Centro Avançado de Radioncologia SS LTDA - Oncocenter (Serviço de radioterapia de complexo hospitalar)  

  

Parnaíba 

•          Hospital e Maternidade Dr. Marques Bastos e Hospital Infantil Dr. Mirócles Véras (Unacon)