Em alusão à campanha de conscientização pelo aleitamento materno, o Agosto Dourado, a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou um encontro com as gestantes que fazem parte do Programa Criança Feliz e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O evento aconteceu nessa sexta-feira (13) e contou com a presença da prefeita Maninha Fontenele, da secretária de Desenvolvimento Social, Francinete Maia, da coordenadora do CRAS, Antônia Maria, e equipe, além dos supervisores do Criança Feliz, Franna e João Carlos, bem como dos visitadores sociais

A ação aconteceu em dois momentos. O primeiro contou com enfoque na importância do aleitamento materno, com a nutricionista Vania Souza, já o segundo foi sobre a prevenção do Zika vírus e COVID-19, com a enfermeira Lívia Aguiar, que abordou principalmente os cuidados preventivos às gestantes do 1º trimestre, pois são consideradas pertencentes ao grupo de risco para evolução desfavorável da doença.
Para Francinete Maia, as atividades foram essenciais para orientar as mães participantes. "O primeiro leite que a mãe produz, o colostro, rico em proteínas e anticorpos, pode ser considerado a primeira 'vacina' do bebê. Ele confere proteção e tem papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico do recém-nascido. Sabendo disso, as mães darão muito mais importância a esse ato, que é indispensável ao bebê", esclarece.

A prefeita Maninha Fontenele destaca o papel social da Prefeitura na conscientização sobre o aleitamento materno. "Nós sabemos que a amamentação ainda é considerada um tabu por muitas pessoas, algumas mulheres têm vergonha ou mesmo não têm conhecimentos sobre os benefícios. Por isso, nós temos a preocupação de trabalhar essa temática, de auxiliar as mães luiscorreienses nessa etapa tão importante para elas e para os bebês", destaca.