A 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, com o auxílio do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ), obteve a condenação de Márcio Castro Cardoso, acusado de tentar matar, por questões de gênero e motivo fútil, a vítima Marlene Vieira da Silva.

O crime ocorreu na noite do dia 25 de novembro de 2018. O acusado, usando de arma branca, desferiu sete golpes na vítima, que só não causaram sua morte por conta da intervenção da filha de Marlene.

As apurações mostraram que o acusado e a vítima viviam um relacionamento abusivo, em que o réu promovia diversos atos de violência doméstica, quebrando celulares da vítima, tocando fogo em suas roupas e cerceando-lhe o direito de locomoção.

Os trabalhos no plenário do Tribunal do Júri duraram aproximadamente sete horas. Ao final, o Conselho de Sentença reconheceu a prática do crime de tentativa de feminicídio qualificado pelo motivo fútil. O juiz presidente fixou a pena em 20 anos de reclusão. O réu, que estava preso, assim permanecerá.

Na primeira fase do julgamento, atuou na instrução o promotor de Justiça Leonardo Fonseca Rodrigues, e, no plenário do Tribunal Popular do Júri, o coordenador do GAEJ, Márcio Giorgi Carcará Rocha.


Fonte: MP-PI